Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - ESPOSENDE
INTRODUÇÃO
Situada na região do Minho no distrito de Braga, Esposende está espraiada numa aprazível planície, a 35 km de Braga, e assiste ao desaguar do rio Cavado, que tem repousando na sua margem direita, uma extensa avenida marginal que vai desde a ponte do Fão até à praia, fazendo fronteira à famosa praia de Ofir, no outro lado das águas fluviais.
Povoação marítima, Esposende evoluiu como porto de pesca. Em 1572, Dom Sebastião elevou-a a vila, sendo promovida à sede de concelho em 1835.
A vila está hoje voltada para o turismo, dispondo de boas estruturas hoteleiras enchendo-se de animação nos meses de verão e destacando-se por ser um local de recreio e lazer para todo o Norte, e também procurada devido ao seus atributos naturais, nomeadamente à área de paisagem protegida do litoral que encerra quadros paisagísticos de serena tranquilidade.
COMO IR
Saindo do Porto, pegar a estrada nacional 13 até Esposende.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Esposende possui uma planície de praias com cerca de 20 km de comprimento. Diante da Costa erguem-se os Cavalos de Fão, dois bancos de rochedos que emergem do mar frente à praia de Ofir quando a maré está baixa. A nível de patrimônio os destaques ficam por conta do Forte de São João Baptista, do Museu Municipal e das Igrejas Matriz e da Misericórdia.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os Santos esculpidos em pedra, as Colchas de algodão feitas em crochê, as Mantas de Trapos e as Cestas e Esteiras em junco.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São João (em Junho).
- A Romaria de São Bartolomeu do Mar (em Agosto).
- A Festa da Senhora da Guia (Também em Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos o Arroz de Lampréia.
Doces: as Clarinhas de Fão.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Esposende, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ESPOSENDE.PT).