Logo Lusanet
  Confira mais um capítulo da História de Portugal

Por: Nelson de Paula.

"Castelo de Santiago do Cacém" - 17/10/2021

Arquitetura militar, gótica e revivalista. Castelo de montanha, trapezoidal, com barbacã muito baixa e panos de muralha retilíneos reforçados por cubelos circulares e quadrangulares, provido de alcáçova com vãos quebrados e em asa-de-cesto e uma cisterna abobadada. Os cubelos circulares constituem uma inovação na arquitetura militar da época.

Castelo de planta trapezoidal irregular, com cortinas reforçadas em redor por 4 cubelos quadrangulares e 5 circulares, circundado por barbacã baixa que acompanha em denteados retangulares salientes os corpos dos cubelos, apenas se interrompendo no canto Sudoeste, Sul e Sudeste onde se implanta a Igreja, uma porta na ligação a esta.

Pelas faces internas da barbacã e das muralhas correm os respectivos adarves protegidos por merlões paralelepipédicos, alternadamente vazados por pequenas seteiras, e os cubelos são providos de terraços. Do lado leste a cortina central é vazada por uma janela de duplo arco quebrado e outra de arco rebaixado, ambas de molduras facetadas, pertencentes à alcáçova.

A entrada faz-se por porta única em arco quebrado rasgada a leste, à direita da Igreja, encimada por duas pedras de armas: a da esquerda com duas insígnias da Ordem de Santiago da Espada (uma cruz com vieiras e uma espada) e a da com brasão real de Portugal Antigo; ao lado direito da porta uma lápide epigrafada comemorativa dos centenários.

O interior do recinto é ocupado pelo cemitério, com talhões divididos por sebes de buxo e parcialmente arborizado com ciprestes, uma pequena capela retangular e um edifício baixo, longitudinal, de serviços administrativos, arrumos e sanitários. A leste localizam-se as ruínas da alcáçova, de planta trapezoidal irregular, composta por parte dos muros mestres com porta em arco rebaixado a oeste, um cubelo circular a noroeste, algumas paredes divisórias, e um pátio central com cisterna de poço quadrangular com ferragens.

O Castelo foi implantado no alto de um outeiro, sobranceiro ao casario da povoação que se estende para leste e sul. A sudeste adoça-se a Igreja Matriz, e a leste uma extensa cerca murada e ameiada, com torreta cantonal a sudeste. Nas proximidades, a norte, a Capela de São Pedro. Acesso por meio de escadaria, que serve igualmente a igreja, antecedida por parque de estacionamento. Defronte da porta do castelo um cruzeiro do tipo Padrão dos Centenários. No interior o cemitério municipal.