Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 09/03/2025
AUMENTA O ACIRRAMENTO PELO RECORDE MUNDIAL DE SÓCIOS NOS CLUBES
Na briga entre Benfica e Bayern pelo recorde mundial de associados (ambos contam com 400 mil associados, sendo que esse número no time português inclui também os sócios torcedores e não apenas os sócios patrimoniais) tem se estendido a outros clubes mundiais, que buscam essa glória. O último ranking dos 10 times com maior número de sócios, e que colocou o time luso e o time alemão na liderança, conta também com mais 2 alemães (3 no total), outro português (total de 2), 2 argentinos, 1 brasileiro, 1 espanhol e 1 inglês, a saber:
01º) Benfica e Bayern
03º) River Plate
04º) Boca Juniors
05º) Borussia Dortmund
06º) Palmeiras
07º) Schalke 04
08º) Barcelona
09º) Sporting
10º) Manchester United
TAÇAS EUROPEIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
EM CASA, BENFICA SE CORTA COM A FACA E O QUEIJO NA MÃO, E VAI PARA A UTI: BENFICA 0X1 BARCELONA
Com os mandantes do jogo entrando a campo com Trubin; Tomas Araújo (substituído no início da etapa final por Dahl), Antonio Silva, Otamendi e Carreras (não joga a partida de volta por acúmulo de amarelos); Aursnes, Barreiro (substituído por Belotti aos 25 da etapa final) e Kokçu (saiu aos 39 da 2ª etapa para dar lugar a Renato Sanches); Akturkoglu, Pavlidis (saiu aos 39 da etapa final para dar lugar a Cabral) e Schjelderup (saiu aos 25 do tempo final rendido por Rego), Benfica e Barcelona fizeram um jogo aberto e pegado até os 20 minutos da etapa inicial, com Akturkoglu e Barreiro perdendo, no início da partida, gol certo por conta da grande atuação do goleiro adversário, que foi plagiado por Trubin, com 3 defesas milagrosas e sequenciais que poderiam ter ditado a abertura do placar pelos espanhóis logo na sequência do ataque luso. A partida tomou outro rumo quando aos 22 minutos, Cubarsi derrubou Pavlidis na entrada da área como último homem, e foi expulso. Com isso o Barça resolveu só fazer o tempo passar, usando muito dos contra-ataques, e o Benfica cresceu, criando várias chances, tanto na sequência como no começo da etapa complementar, sempre parando na zaga espanhola ou nas defesas de Szczesny. Para recompor a defesa o time espanhol tirou uma de suas pérolas, Lamine Yamal. Tudo caminhava bem, com a pressão encarnada aumentando gradualmente, até que aos 16 minutos do tempo final, Antonio Silva lembrou um velho conhecido do povo brasileiro, Toninho Cerezo, que em 1982 deu um passe cruzado à frente da grande área brasileira, interceptado por Paolo Rossi, que faria um dos 3 gols que levou o Brasil a ser eliminado pela Itália. Desta feita o algoz foi novamente Raphinha, fazendo o gol do Barcelona, que depois disso se fechou por completo, garantindo a vitória que praticamente leva o Benfica à UTI na partida de volta na Espanha, na próxima terça-feira (11/03).
LIGA CONFERÊNCIA
V. GUIMARÃES MOSTROU PARA O QUE VEIO AOS ESPANHÓIS E GARANTIU EMPATE FORA: BETIS 2X2 V. GUIMARÃES
O V. Guimarães foi até a Espanha na quinta-feira (06/03) enfrentar o Betis e o fez de igual para igual na etapa inicial, numa primeira etapa muito movimentada e com ataques de parte a parte. Para a etapa complementar o ritmo continuou igual, mas foram os espanhóis que abriram o marcador aos 3 minutos com Bakambu. Mas a alegria do time da casa durou só 3 minutos. João Mendes, num verdadeiro canhão de fora da área, empatou o jogo aos 6. Tudo ficou equilibrado até os 15 minutos, quando então o Betis resolveu acuar o time luso na defesa, com inúmeras jogadas ofensivas, até fazer o 2x1 com Isco aos 30 minutos. Porém, o sangue guerreiro estava fervilhando nas veias dos comandados de Luís Castro, que foram para cima e empataram com Nelson Oliveira aos 36. Empate heróico e justo do time vimaranense, premiando os 2 mil torcedores que acompanharam a equipe na Espanha, e que segue invicto na Liga Conferência, sem perder uma só partida em 13 jogos disputados. A parte final da batalha acontece na próxima quinta-feira (13/03) em Portugal.
LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 24ª jornada teve um jogo na segunda-feira (03/03), com o Sporting recebendo às 20:15h o Estoril e vencendo por 3 a 1. Esta jornada teve um jogo remarcado para o dia 28/03, entre Gil Vicente e Benfica.
Já a 25ª jornada teve início na sexta-feira, com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (07/03)
E. Amadora 1x1 Gil Vicente (20:15h)
Sábado (08/03)
AVS SAD 0x1 Arouca (15:30h)
Estoril 2x2 Farense (18:00h)
Benfica 3x0 Nacional (18:00h)
Braga 1x0 Porto (20:30h)
Domingo (09/03)
S. Clara 1x1 Moreirense (15:30h)
Casa Pia 1x3 Sporting (18:00h)
Boavista 1x2 V. Guimarães (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (10/03) com o Famalicão recebendo às 20:15h o Rio Ave.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
O time de sub-20 do Sporting, dirigido por João Pereira, foi eliminado da Champions da categoria (Youth League) em casa pelo Stuttgart U19 perdendo por 3x2.
Portugueses pelo Mundo
Por ameaças ao árbitro na última partida do Lyon, chegando inclusive a encontrar a cabeça contra a do árbitro naquele jogo, Paulo Fonseca foi suspenso por 9 meses, sendo que nos primeiros 6 meses não poderá dirigir o time de campo, ter acesso aos vestiários dos jogadores, do árbitro, e ao túnel de campo e nos últimos 3 meses somente não terá acesso ao gramado. John Textor deu total apoio ao treinador luso.
Assessor de imprensa de Sergio Conceição demitiu-se após meter os pés pelas mãos e falar à imprensa que o treinador estaria insatisfeito com a gestão da direção do Milan, com o centro de treinos, com a condição física e falta de empenho de alguns jogadores. A demissão se deu após Sergio Conceição, que já tem até um nome cogitado pela mídia para substitui-lo (Massimiliano Allegri), vir a público desmentir tudo.