Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - VIANA DO ALENTEJO
INTRODUÇÃO
Situado na faixa sul do Distrito de Évora, da qual dista cerca de 30 km, o Concelho de Viana do Alentejo é formado pelas freguesias de Viana do Alentejo, Alcáçovas e Aguiar. É limitado pelos concelhos de Alvito, Alcácer do Sal, Portel, Évora e Montemor-o-Novo.
Devastada pelas algariadas mouriscas, a vila foi repovoada no século XIII por Dom Gil Martins e sua mulher, Dona Maria Anes. Por morte de Dom Gil Martins e sua mulher, passou Viana do Alentejo para a posse do seu filho, Dom Martim Gil de Sousa, conde de Barcelos.
Recebeu foral de Dom Dinis, que lançou as bases para a construção do seu castelo, iniciada em 1313, e a elevou à categoria de vila. Fazia parte do seu termo Alvito, Vila Nova, Vila Ruiva e Malcabron. A extensão do termo de Viana durante o reinado de Dom Dinis era muita significativa, já que ia até Vila Alva, na época Malcabron, que se encontra atualmente no concelho de Cuba.
COMO IR
Os principais acessos são pelas EN-254 e 257.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
No Concelho de Viana do Alentejo existem cerca de 40 associações de caráter cultural e desportivo, que tudo fazem para preservar as raízes e fomentar a participação de um maior número de jovens. A nível de patrimônio destacam-se o Castelo e o Santuário Mariano de Nossa Senhora D’Aires.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os Chocalhos de Alcáçovas e a Olaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira de Alcáçovas (Julho).
- A Semana Cultural “Viana em Festa” (Setembro).
- A Feira D’aires (Setembro).
GASTRONOMIA
Destacamos as caldeiradas, o ensopado de enguias, a sopa de peixe, as sardinhas e os carapaus assados.
Doces: Os morgados, a encharcada, as queijadas e a cericá.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-VIANADOALENTEJO.PT).