Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 23/03/2025
LIGA DAS NAÇÕES
SÃO DIEGO COSTA EVITA CATÁSTROFE MAIOR: DINAMARCA 1X0 PORTUGAL
Dinamarca e Portugal fizeram um jogo na quinta-feira (20/03) para ser apagado do histórico do futebol luso. Entrando a campo com Diego Costa, Dalot, Ruben Dias, Renato Veiga e Nuno Mendes; Vitinha, Bruno Fernandes e João Neves; Rafael Leão, Cristiano e Pedro Neto, Portugal parecia fazer o primeiro jogo do grupo em conjunto, sem entrosamento, sem criatividade, com pouquíssimo poderio ofensivo e com uma defesa sofrendo do primeiro ao último minuto pelo massacre do adversário. O primeiro tempo terminou em branco por 2 motivos claros: a incompetência e limitada qualidade técnica dinamarquesa, e os milagres de Diego Costa que evitou inúmeros gols do adversário, chegando inclusive a defender um pênalti batido por Eriksen aos 25 minutos, com Cristiano Ronaldo soprando-lhe o lado que o batedor cobraria. Para a etapa final o caos continuou e se agravou quando Martinez (mais preocupado com o empate do que em conseguir uma vitória), aos 31, trocou uma atacante (Rafael Leão) por um meio campista (Ruben Neves). Sete minutos após, a Dinamarca fez o gol solitário da partida, por intermédio de Hojlund, e que deu aos nórdicos a vantagem do empate na partida de volta deste domingo.
NA PRORROGAÇÃO PORTUGAL ELIMINA A DINAMARCA E AVANÇA PARA A SEMIFINAL: PORTUGAL 5X2 DINAMARCA
Precisando do resultado após perder o primeiro jogo por 1 a 0, Portugal saiu para o jogo e teve a oportunidade de abrir o placar logo aos cinco minutos. Cristiano Ronaldo foi puxado por Dorgu e o pênalti foi marcado. Apesar da expectativa, o capitão bateu mal e parou na defesa de Schmeichel. Mesmo com o balde de água fria, a equipe lusa seguiu pressionando, até que aos 37 do primeiro tempo, Bruno Fernandes cobrou escanteio na segunda trave, e Andersen, zagueiro da Dinamarca, subiu sozinho para cortar e cabecear contra seu próprio gol. Na segunda etapa, logo aos 10 minutos, escanteio cobrado na segunda trave para Kristensen subir livre e cabecear no canto direito de Diogo Costa, empatando o jogo. Aos 26 minutos, Bruno Fernandes chutou forte de fora da área, a bola bateu na trave, e Cristiano Ronaldo pegou o rebote, batendo no alto do gol de Schmeichel. No momento, a partida se encaminharia para a prorrogação, mas Eriksen trouxe mais emoção para o duelo decisivo. Rúben Dias errou o passe, Biereth cortou e a bola sobrou para Dorgu. O lateral invadiu a área e passou para o camisa 10 dinamarquês. Sem goleiro, ele fez o segundo gol dinamarquês. Quando todos acharam que estaria acabado, Trincão ressuscitou Portugal aos 40 minutos da segunda etapa. O atacante bateu da meia-lua e fez um golaço para levar as quartas de final para a prorrogação. Mas, sua participação não parou por aí. Em menos de um minuto do tempo extra, Trincão pegou o rebote do goleiro e, de canhota, bateu cruzado para colocar Portugal com um pé nas semifinais. A vaga foi confirmada aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando Gonçalo Ramos finalizou de dentro da área e marcou o quinto gol português. Com um agregado de 5 a 2, a equipe colocou os dois pés na próxima fase para o delírio da torcida, que terminou gritando 'olé' no Alvalade. Agora, a equipe comandada por Roberto Martínez encara a Alemanha, que eliminou a Itália por 5 a 4, no agregado, neste domingo (23). As semifinais acontecem entre os dias 4 e 5 de junho, ainda sem horários e locais definidos.
PORTUGAL É A 6ª SELEÇÃO MAIS VALIOSA DO PLANETA
A Transfermarkt, empresa europeia de dados e estatística, divulgou nessa semana as 10 seleções mais valiosas do planeta, e Portugal aparece como a 6ª colocada nesse ranking, cotada em 835 milhões de euros. Eis o ranqueamento e as cotações:
1ª Brasil (1 bilhão e 5 milhões de euros)
2ª Inglaterra (995 milhões de euros)
3ª França (978 milhões de euros)
4ª Espanha (890 milhões de euros)
5ª Argentina (876.2 milhões de euros)
6ª Portugal (835 milhões de euros)
7ª Holanda (815.5 milhões de euros)
8ª Itália (729 milhões de euros)
9ª Alemanha (653 milhões de euros)
10ª Dinamarca (428.25 milhões de euros)
CR7 É SÓCIO DA CONSTRUTORA QUE FARÁ O MAIOR PRÉDIO RESIDENCIAL DO MUNDO
Cristiano Ronaldo tornou-se há 2 anos investidor e sócio da FG Empreendimentos, que em parceria com a família do antigo ídolo e tri campeão mundial de fórmula 1, Ayrton Senna, construirá em Santa Catarina o maior prédio residencial do mundo, superando o 111 West 57th Street em Nova York que tem 435 metros de altura, com 500 metros, 154 andares, 228 apartamentos, e capacidade para acomodar 2.300 pessoas. O mega prédio, que começou a ser projetado em 2019 e deverá estar pronto em menos de uma década, contará com uma fantástica área de lazer, observatórios, restaurantes etc. Porém assim como a imponência do prédio, os preços também serão astronômicos, com valores por um apartamento de luxo podendo atingir a faixa de 32 milhões de euros (200 milhões de reais).
LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL TEMPORADA 2024/2025
Não teremos jornada essa semana por conta da data FIFA. A 24ª jogada com um jogo faltante será concluída dia 28/03 com o Gil Vicente recebendo o Benfica.
Já a 27ª jornada só volta no final da próxima semana.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
Boa notícia para a torcida do Sporting, que após a péssima passagem dele pela equipe principal, queria vê-lo longe de Alvalade, ainda que fosse apenas na equipe B. João Pereira está de malas prontas para a Turquia, onde dirigirá o Alanyaspor, 14º colocado no campeonato. Para o seu lugar na equipe B assumirá João Girão, seu auxiliar.
Benfica
Como o mecanismo da FIFA de solidariedade e formação dos atletas premia todos os clubes no início de carreira pelos quais eles tenham passado, a contar a partir dos 12 anos de idade, o Benfica também será remunerado na venda de Quenda pelo fato dele ter atuado nas águias de 2017 a 2019, porém só pelo último ano de sua passagem, exatamente quando estava com os 12 anos requeridos. A remuneração será equivalente a 0,25% do valor venal da transferência, no caso 51 milhões de euros, o que fará entrar nos cofres encarnados 127.500 euros.
Portugueses pelo Mundo
Pedro Lamy, antigo piloto português que disputou o fatídico grande prêmio de Imola, onde aconteceu a trágica morte de Ayrton Senna, volta a Fórmula 1, mas desta feita como um dos comissários e fiscais do Grande Prêmio de Xangai (China), nesse final de semana.
Os árbitros portugueses João Pinheiro e Tiago Martins atuaram na partida de ida da Liga B das Nações, entre Áustria e Sérvia que terminou 1 a 1. João foi o árbitro de campo e Tiago foi o vídeo-árbitro.
A assessoria de imprensa de Cristiano Ronaldo desmentiu que o craque tenha comprado o Valência. O time, que se encontra na zona de rebaixamento do futebol espanhol, e com suas ações em desvalorização, pode ter usado uma jogada de marketing para, com a falsa notícia, ver suas ações valorizarem na bolsa daquele país.