Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 21/09/2025

LIGA DOS CAMPEÕES

QARABAG VENCE A PRIMEIRA NA CHAMPIONS E DERRUBA LAGE: BENFICA 2X3 QARABAG

Na terça-feira (16/09), o Benfica iniciou sua participação na Liga dos Campeões recebendo o Qarabag do Azerbaijão, depois de empatar em casa, pelo Campeonato Português, frente ao S. Clara, que teve um jogador expulso aos 35 da etapa final. A equipe, desequilibrada emocionalmente pelos últimos resultados e pelo burburinho das eleições à presidência encarnada que acontecerão em outubro, até conseguiu abrir 2 gols de vantagem nos 15 minutos iniciais, o 1º de Barrenchea após cobrança de escanteio de Sudakov e o 2º de Pavlidis, em outro passe de Sudakov, mas daí para frente nada mais produziu, permitindo em falhas constantes da zaga o primeiro gol adversário aos 30 minutos, pouco depois do Qarabag já ter mandado uma bola na trave de Trubin.

Para a etapa complementar a equipe lusa voltou perdida a campo, permitindo o empate logo aos 4 minutos, num lance em que Jankovic passou por Antonio Silva, Trubin e ainda viu a bola bater na trave antes de entrar. Lage, debaixo de muitas vaias, fez algumas substituições, mas sem sucesso e ainda por cima viu mais uma vez a zaga falhar permitindo a 4 minutos do tempo regulamentar a virada do Qarabag, que venceu sua primeira partida na história da Liga dos Campeões (em 7 jogos disputados).

Ao final da partida Rui Costa demitiu Bruno Lage, que estava na Luz a exatamente um ano, quando chegou para substituir Roger Schmidt, conquistando 1 Taça da Liga e 1 Supertaça de Portugal. Lage sai abrindo mão de 80% da multa rescisória (receberá apenas 20% além dos prêmios, além do bônus pela qualificação para a Champions em sua fase de Liga), diferentemente de seus auxiliares que receberão a multa rescisória integral.

Para o seu lugar foi contratado José Mourinho, que retorna ao clube após 25 anos, com um histórico de 25 títulos em 26 anos de carreira, Campeão Europeu pelo Porto, pela Inter de Milão, dentre outros, além de 3 títulos com o Manchester United em 2017 e Campeão da Liga Conferência pela Roma em 2022 (seu último título). O contrato vai até julho de 2027, sendo que ao término do mesmo, qualquer das partes terá 10 dias para renunciar ao prolongamento do mesmo, o que se não ocorrer renovará automaticamente o vínculo. Embora sem valor divulgado da cláusula rescisória para rompimento do contrato, sabe-se que será bem menor do que os mais de 13 milhões de euros que o técnico luso receberá de seu antigo clube pela demissão. Mourinho terá 8 membros em sua comissão técnica, sendo que 2 são remanescentes da comissão de Lage (um preparador de goleiros e um adjunto do técnico), a saber: 4 adjuntos, 2 analistas, 1 preparador físico e 1 treinador de goleiros.

SONOLENTO NA ETAPA INICIAL, SPORTING ACORDA NO 2º TEMPO E GOLEIA: SPORTING 4X1 KAIRAT

Já na quinta-feira (18/09), foi a vez do Sporting começar sua campanha na Liga dos Campeões recebendo o Kairat do Cazaquistão, com João Virginia no gol no lugar do contundido Rui Silva, e Fresneda no lugar de Viggianidis, por opção tática. Primeiro tempo de domínio leonino, mas com pouca criatividade ofensiva, onde Luiz Soares até sofreu um pênalti, mas Hjulmand desperdiçou batendo no meio do gol, displicente e com pulinho. Após os 30 minutos o Sporting caprichou mais, perdendo alguns gols até que Trincão, de fora da área, abriu o marcador, mandando no ângulo.

O 2º tempo começou a todo vapor, com o Kairat perdendo um gol feito e na sequência com Luiz Soares cabeceando no travessão. O Kairat não tirou o pé do acelerador nos primeiros 15 minutos, criando mais chances de gol, evitadas pelo reserva Virginia, com boas defesas. Aos 15, Rui Borges sacou Kochorashivili, Soares e Pote, colocando Ioannidis, Alisson e Morita. Três minutos após, Fresneda serviu Trincão para o 2º gol. Na sequência, Alisson pegou um rebote na entrada da área e fez o 3º; e aos 23, Quenda passou entre 4 jogadores adversários e fez o 4º gol leonino. Com a vitória garantida após o 4º gol, Rui Borges fez mais mudanças para poupar o elenco. Faltando 4 minutos para o término do tempo regulamentar, Edmilson descontou para o Kairat. Vitória merecida de um Sporting que só jogou seu verdadeiro futebol nos últimos 30 minutos do jogo.

LIGA EUROPA

Já a Liga Europa só arranca na próxima semana quando na quarta-feira (24/09), o Braga receberá o Feyenoord e na quinta-feira (25/09), o Porto jogará fora contra o Salzburgo.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 6ª jornada da Superliga teve início nessa sexta-feira, com os seguintes confrontos (horários de Portugal):

Sexta-feira (19/09)

Rio Ave 0x3 Porto (20:15h)

Sábado (20/09)

S. Clara 2x1 Alverca (15:30h)

Nacional 1x2 Arouca (15:30h)

AVS SAD 0x3 Benfica (18:00h)

V. Guimarães 1x1 Braga (20:30h)

Domingo (21/09)

Tondela 0x0 E. Amadora (15:30h)

Gil Vicente 2x0 Estoril (18:00h)

Casa Pia 1x1 Famalicão (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (22/09), com o Sporting recebendo às 20:15h o Moreirense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chaves

O Club Atlético La Paz, da 2ª divisão do México, comprou 80% da SAD do Chaves, ficando o clube português ainda com 10% e demais investidores com o restante das ações. Caso o clube suba à 1ª divisão de Portugal, o acordo prevê um investimento de até 4 milhões de euros no Estádio Municipal de Chaves, em troca da concessão da infraestrutura do clube por 50 anos.

E. Amadora

Após 5 anos na equipe da Amadora, como diretor desportivo e ultimamente como técnico da equipe, José Faria rompeu amigavelmente contrato com o Estrela na terça-feira (16/09).

Porto

Nehuen Perez, zagueiro do Porto, sofreu ruptura total do tendão de Aquiles na partida frente ao Nacional, devendo ficar fora dos gramados por um período de 6 a 9 meses.

Karamoh, costa marfinense que já atuou nas seleções de base da França, é o novo reforço para o ataque dos dragões até o final da temporada, após ter seu contrato com o Torino terminado em junho passado.

Benfica

O atleta português do Benfica (que tentou ser jogador de futebol, mas não obteve sucesso), Issac Nader, sagrou-se essa semana, no Japão, campeão mundial dos 1.500 metros no Mundial de Atletismo.

Já o ex-atleta do Benfica (que agora treina numa equipe italiana), Pedro Pichardo (luso-cubano) também se sagrou nessa semana campeão Mundial de Atletismo em Tóquio, no salto triplo, repetindo o feito conseguido no Mundial de 2022 em Oregon. Pichardo alcançou 17 metros e 91 centímetros, recorde mundial de 2025 (o recorde mundial de todos os tempos pertence a Jonathan Edwards, que há 30 anos saltou 18 metros e 29 centímetros). O maior recorde pessoal de Pichardo foi de 18,08cm.

Portugueses pelo Mundo

Enquanto a Seleção Portuguesa Masculina de Futebol de Areia terminou apenas em 5º lugar na Liga Europeia de Seleções da categoria, a Seleção Feminina sagrou-se no último domingo (14/09), na Itália, campeã pela 1ª vez ao derrotar na decisão a Espanha por 4x2. A 1ª campeã do Europeu Feminino de Futebol de Areia foi a Rússia em 2021, seguida pela Espanha, campeã em 2022 e em 2023, e pela Polônia em 2024.

O piloto português de Motovelocidade, Miguel de Oliveira, terminou em 9º lugar domingo passado (14/09) no GP de San Marino e confidenciou à imprensa, ao final da corrida, que embora tenha propostas de algumas equipes, deverá atuar apenas como piloto de testes. Lembrando que Miguel tinha contrato com a Yamaha até 2026, mas que será encerrado nessa temporada por conta dos acidentes sofridos e péssimas colocações do piloto na presente temporada.

Contratado em novembro do ano passado pelo Panathinaikos, Rui Vitória não resistiu a uma sequência de insucessos, sendo demitido na segunda-feira (15/09). Após empatar em casa por 1 gol, na 1ª jornada do campeonato grego, contra o fraco Levadiakos, sua equipe perdeu fora no último domingo (14/09) para o não menos fraco Kifisias por 3x2, o que levou à demissão do treinador português. Em 43 jogos sob o comando de Rui Vitória, o Panathinaikos venceu 22 vezes, e até conseguiu vaga na Liga Europa, mas o clima pesou muito negativamente, culminando com a sua queda. Rui Vitória completou o 5º país onde desenvolveu seu trabalho: Portugal, Arábia, Rússia, Egito (seleção) e Grécia.

A FIFA deu ganho de causa a Pedro Caixinha e determinou que o Santos pague em no máximo 45 dias sua dívida, à vista, de 2 milhões de euros que tem para com o treinador luso e sua equipe, demitidos em abril deste ano (embora com contrato vigente até dezembro de 2026), após 16 jogos no comando técnico, com apenas 6 vitórias. Embora caiba recurso no Tribunal Arbitral do Desporto Europeu, dificilmente o Santos conseguirá mudar o veredito.