Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MONTIJO
INTRODUÇÃO
O concelho de Montijo está integrado no distrito de Setubal, ocupando uma área de 347 km2 distribuída por 8 freguesias. Foi em Montijo que a 8 de Abril de 1969, nasceu a cantora Dulce Pontes.
O desenvolvimento da localidade justificou a atribuição de foral em 15 de Setembro de 1514 pelo rei Dom Manuel I, que atribuiu também o novo foral em 17 de Janeiro de 1515, desta vez um único diploma para duas vilas: Aldeia Galega do Ribatejo e Alcochete.
Em 6 de Julho de 1930, a vila e o concelho de Aldeia Galega do Ribatejo passaram a denominar-se Montijo. À época era constituído por três freguesias: Montijo, Sarilhos Grandes e Canha. Em 1957 foi criada, a freguesia de Santo Isidro de Pegões. Em 14 de Agosto de 1985, a vila de Montijo foi elevada à categoria de cidade. Nesse mesmo ano foram criadas as freguesias de Atalaia, Pegões e Alto Estanqueiro-Jardia. Em 1989 foi criada a freguesia de Afonsoeiro.
COMO IR
Saindo de Lisboa, atravessamos a Ponte Vasco da Gama, seguindo no sentido do Barreiro e chegando até Montijo.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Montijo está estrategicamente localizado junto ao Rio Tejo. A Rota de Montijo, descreve todos os pontos de interesse turístico do Concelho, como por exemplo o Parque Municipal, o Palácio da Justiça, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, a Praça de Touros, o Moinho de Vento do Esteval, o Museu do Pescador e o Moinho do Cais.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Os destaques são os azulejos e vitrais, além dos ovos de avestruz pintados.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São Pedro (a 29 de Junho).
- A Festa de Nossa Senhora da Atalaia (no último fim de semana de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora da Oliveira (no primeiro fim de semana de Setembro).
GASTRONOMIA
Os destaques são a Caldeirada à Pescador, o Ensopado de Enguias e o Entrecosto com Migas.
Doces: as Queijadinhas de Leite, o Pudim de Vinagre e o Bolo de Milho.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Montijo e o endereço eletrônico é o (WWW.MUN-MONTIJO.PT).