Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 28/09/2025

LIGA EUROPA

EM BANHO MARIA BRACARENSES VENCEM NO APAGAR DAS LUZES: BRAGA 1X0 FEYENOORD

Braga e Feyenoord fizeram na quarta-feira (24/09), o 1º jogo pela Liga Europa, de uma maneira cautelosa e pouco ousada na etapa inicial. Já no 2º tempo, com as alterações promovidas pelo técnico bracarense, principalmente a entrada de Fran Navarro, fizeram os donos da casa dominarem os 45 minutos finais e chegarem ao gol da vitória, frente ao líder do campeonato holandês, há 11 minutos dos 90, justamente com Navarro. Com a vitória o Braga espanta uma pequena crise que vinha de 3 jogos sem vitórias.

DO CÉU E NOS ACRÉSCIMOS, CAIU NO COLO PORTISTA A VITÓRIA: SALZBURGO 0X1 PORTO

O Porto estreou na quinta-feira (25/09) na Liga Europa, enfrentando o Salzburgo na Áustria. Os primeiros 30 minutos, apesar da maior posse de bola portista, o time português foi abafado em seu campo de defesa pelos donos da casa, que criavam jogadas de ataque e ao mesmo tempo inibiam o Porto de criá-las. Só nos últimos 15 minutos da etapa inicial, com a tirada do pé do acelerador dos mandantes, é que o Porto ousou criar, perdendo 3 chances de gol, a última delas num lance em que Gabi Veiga se infiltrou sozinho por entre a zaga austríaca cabeceando nas mãos do goleiro adversário.

Como nos minutos iniciais da 2ª etapa o Porto foi acuado em seu campo de defesa, Fariolli fez 3 mudanças aos 8 minutos, com Pepe dando lugar para Willian Gomes, Gabi Veiga para Francisco Moura e Saída para Martin Fernandes. Cinco minutos após, o Salzburgo marcou, mas o gol foi anulado por impedimento. Como mesmo com as mudanças o volume do Salzburgo não diminuía, Fariolli trocou Alan Varella por Rodrigo Mora, aos 21 minutos e Samu por Deniz Gul aos 31. Aos 33 Vertessem perdeu gol na cara de Diogo Costa que saiu bem e fechou o ângulo. Mesmo com as mudanças, o Porto fazia das tripas coração para garantir o empate perante a grande superioridade dos donos da casa, mas aí, num toque divino, no 3º e último minuto de acréscimos, o time dos dragões roubou uma bola, que foi parar nos pés de William Gomes, e esse, de fora da área, mandou no canto baixo do goleiro do Salzburgo fazendo o gol da vitória que caiu do céu para um Porto que não foi nem de longe, o time que lidera o campeonato português.

TAÇA DE PORTUGAL

Estão definidos os jogos da 3ª eliminatória (que a princípio acontecerão entre 22 e 23 de novembro), agora a contar com as equipes da 1ª divisão. Esta fase contara com 64 equipes, sendo 18 da 1ª divisão, 11 da 2ª, 10 da 3ª, 16 da 4ª divisão (Campeonato de Portugal) e 9 da 5ª divisão (Distritais). Eis os confrontos das principais equipes da 1ª divisão, que nessa fase jogam fora:

- Paços de Ferreira x Sporting (quem passar enfrentará na 4ª eliminatória, o vencedor do jogo entre Anadia x Marinhense).

- União de Lamas x V. Guimarães (quem passar enfrentará na 4ª eliminatória, o vencedor do jogo entre Mortágua x Portimonense).

- Bragança x Braga (quem passar enfrentará na 4ª eliminatória, o vencedor do jogo entre Rebordelo x Nacional).

- Chaves x Benfica (quem passar enfrentará na 4ª eliminatória, o vencedor do jogo entre Atlético x Felgueiras).

- Celoricence x Porto (quem passar enfrentará na 4ª eliminatória, o vencedor do jogo entre Sintrense x Rio Ave).

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 6ª jornada foi concluída na segunda-feira (22/09), quando o Sporting recebeu o Moreirense e a duras penas só conseguiu fazer gols (3 por sinal), após os 30 minutos da etapa final, com Suarez, Pote (ambos de pênaltis cometidos em cima de Trincão), e o Ioannidis, que garantiram a vitória por 3x0.

Na terça-feira (23/09) tivemos um jogo em atraso da 1ª jornada, com o Benfica enfrentando o Rio Ave, na estreia de Mourinho em casa, e que não foi como esperada. O time encarnado fez um gol não validado pelo VAR, e outro confirmado, mas há 4 minutos dos 90, e ainda assim permitiu o empate do time de Vila do Conde nos acréscimos, para a fúria e revolta do novo treinador das águias.

Já a 7ª jornada começou na sexta-feira, com os seguintes confrontos (horários de Portugal):

Sexta-feira (26/09)

Benfica 2x1 Gil Vicente (16:15h) - a duras penas, depois de sair atrás no marcador, o Benfica venceu, mas não convenceu e resolveu culpar a arbitragem pela péssima partida.

Sábado (27/09)

Moreirense 2x1 Casa Pia (15:30h)

S. Clara 1x2 Tondela (15:30h)

E. Amadora 3x0 AVS SAD (18:00h)

Estoril 0x1 Sporting (20:30h)

Domingo (28/09)

Alverca 2x0 V. Guimarães (15:30h)

Braga 0x1 Nacional (18:00h)

Famalicão 0x0 Rio Ave (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (29/09), com o Arouca recebendo o Porto às 20:00h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

Rui Costa garantiu à imprensa que o salário de Mourinho será inferior ao que recebia Roger Schmidt, e deverá estar na casa dos 3 milhões de euros líquidos na 1ª temporada, e 4 milhões de euros na 2ª (algo em torno de 250 mil euros mensais líquidos no 1º ano e 333 mil euros mensais no 2º).

Portugueses pelo Mundo

Após 3 meses à frente do Clube do Remo onde, em 14 jogos, somou apenas 4 vitórias, Antonio Oliveira foi demitido domingo passado (21/09), deixando a equipe na 7ª posição do Brasileirão da série B. O Remo foi a 5ª equipe brasileira que Oliveira dirigiu, depois de ter passado por Cuiabá, Coritiba, Corinthians e Sport.

Na premiação final da Bola de Ouro, da revista francesa France Footboll, Vitinha ficou em 3º lugar, atrás de Dembélé, o vencedor e de Yamal, o 2º colocado. Nuno Mendes ficou em 10º e João Neves em 19º lugar.

Durou pouco o desemprego de Nuno Espírito Santo, que nesse final de semana, após a demissão de Graham Potter do comando do West Ham (14º colocado no último campeonato inglês, eliminado da Taça da Liga Inglesa pelo Wolverhampton, e na zona do rebaixamento no momento com 1 vitória e 4 derrotas), foi contratado para dirigir a equipe londrina.