Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MAFRA
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Lisboa, o concelho de Mafra ocupa uma área de 290 km2, distribuída por 17 freguesias. É limitado a Norte pelo concelho de Torres Vedras; a Nordeste por Sobral de Monte Agraço; a Leste por Arruda dos Vinhos; a Sudeste por Loures; a Sul por Sintra e a Oeste pelo oceano Atlântico.
Mafra foi conquistada aos mouros em 1146, data em que passou para os domínios da coroa até 1193, sendo cedida nessa data, por Dom Sancho I, à freiria de Évora, de que era mestre Gonçalo Viegas. Até à construção do convento, Mafra era um pequeno burgo circunscrito a uma centenas de fogos, agrupados em redor do seu desaparecido castelejo que deveria ter existido no local onde se encontra a igreja de Santo André e que Dom Afonso Henriques terá conquistado aos Mouros em 1147.
Em 1513, Dom Manuel I concedeu-lhe foral novo. Em 1855, quando da reforma administrativa do governo regenerador, o concelho de Mafra passou a integrar treze freguesias. O concelho de Mafra é desde 1985 constituído por 17 freguesias, datando desse ano a elevação a freguesia de Venda do Pinheiro e São Miguel de Alcainça.
COMO IR
Saindo de Lisboa pegar a Auto-Estrada A5 até Cascais, seguir pela IC16 até Sintra e dela pela Nacional N9 até Mafra.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Mafra possui um dos mais importantes patrimônios arquitectônicos, históricos e culturais do país de onde se destaca o Convento de Mafra, que inclui também um Palácio, um Mosteiro e uma Basílica. Destaque para a Igreja de Santo André em Mafra e o Forte da Ericeira. São várias as infra-estruturas culturais existentes no concelho de Mafra, com especial realce para o Centro de recuperação do Lobo Ibérico. A nível de lazer, destacamos as várias praias e a Tapada Nacional de Mafra, criada no reinado de Dom João V, como parque de lazer para o rei e sua corte.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as Esculturas em Barro, a Cerâmica decorativa e os trabalhos em Latoaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora de Nazaré (entre Agosto e Setembro).
- A Feira dos Alhos (no terceiro domingo de Julho).
- A Feira de Santo André (a 30 de Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a Carne de Porco à Saloia, a Açorda de Marisco e os Queijos Frescos.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Mafra e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MAFRA.PT).