Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - PONTE DE SOR
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Portalegre, o concelho de Ponte de Sor abrange uma área de 840 km2, distribuída por sete freguesias. Faz fronteira a Norte com Gavião e Crato, a Leste com Alter do Chão e Avis, a Oeste com Abrantes e Chamusca e a Sul com Coruche e Moura.
Zona de instabilidade de fronteiras durante a reconquista, Ponte de Sor, inicialmente patrimônio dos Templários, foi reconquistada pela Ordem de São Bento. O seu primeiro Foral foi outorgado pela Sé de Évora, em 1161, mais tarde confirmado por Dom Manuel, a 29 de agosto de 1514.
Na Idade Média, a ponte construída sobre a ribeira de Sor ruiu trazendo o isolamento à povoação, sendo que apenas no reinado de Dom João VI, foi construída uma nova ponte. Ponte de Sor foi elevada a cidade em 1985.
COMO IR
Os principais acessos ao concelho de Ponte de Sor são as estradas, especialmente a regional 244, que liga Avis a Ponte de Sor.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Destacamos particularmente a zona ribeirinha de Ponte de Sor, bem como a barragem e albufeira de Montargil. A nível do património arquitetônico e monumental, destaca-se a ponte de Sor, a Igreja Matriz, do século XVII e as capelas de São Pedro e de Santo António.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os bordados, as rendas, as malhas, a cestaria de vime, os trabalhos decorativos de cortiça, de mármore e de madeira.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres (1° domingo de Maio).
- A Festa de São Pedro ( a 29 de Junho).
- A Festa da farinha Branca (1° fim de semana de Julho).
GASTRONOMIA
Destacamos a sopa de peixe, a carpa assada, a lebre com feijão branco, o ensopado de borrego, as migas com entrecosto e carne de porco.
Doces: os doces de amêndoa e de gila.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Ponte de Sor e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-PONTEDESOR.PT).