Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - TOMAR
INTRODUÇÃO
O concelho de Tomar está integrado no distrito de Santarém. Ocupa uma área de 351 km2, distribuída por 16 freguesias. Encontra-se situado na margem direita do rio Nabão, sendo limitado a Sudoeste pelas serras d`Aire e Candeeiros, a Norte, com o concelho de Ferreira do Zêzere; a Oeste com Ourém e Torres Novas; a Leste com o concelho de Abrantes e a Sul pelo de Vila Nova da Barquinha.
Em 1147 a terra é conquistada aos mouros por Dom Afonso Henriques que em 1159 doa aos Templários, na pessoa de Gualdim Pais, o castelo de Ceras com seu vasto termo, a fim de que este o povoasse. Em Novembro de 1162, o mestre Gualdim Pais dá carta foral aos futuros povoadores de Tomar.
Cerca de 12 anos depois, Dom Gualdim Pais concede novo foral a Tomar, provocado decerto pelo desenvolvimento do local sob a proteção das milícias templárias e do seu fortíssimo castelo.
COMO IR
Os principais acessos são pelas Estradas Municipais 113 e 238, bem como pela Estrada Regional 349.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Tomar está integrado na Região de Turismo dos Templários e caracteriza-se pelos seus atrativos naturais, destacando-se as várias praias fluviais às margens do rio Nabão. A nível de patrimônio o destaque fica por conta do Castelo dos Templários que se encontra classificado como patrimônio mundial.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Os destaques são a olaria e a manufatura de azulejos, além da cestaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira do Artesanato (na 1° quinzena de Julho).
- A Festa de Santa Maria (a 15 de Agosto).
- A Festa de Santa Iria (a 20 de Outubro).
GASTRONOMIA
Os destaques são o cabrito assado, as couves à Dom Prior, a vaca com molho de bruxa e a lampréia.
Doces: as fatias de Tomar, os bolos de cama, os queijinhos doces e os típicos "beija-me depressa".
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Tomar e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-TOMAR.PT).