Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - BARREIRO
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Setúbal, o concelho do Barreiro ocupa uma área de 34 Km2 distribuída por oito freguesias. É limitado a Leste pelo concelho da Moita, a Norte pelo rio Tejo, a Oeste por Seixal e a Sul por Sesimbra.
A cidade portuguesa de Barreiro teve origem numa aldeia ribeirinha, repovoada após a reconquista, sob a égide dos Cavaleiros da Ordem de Santiago da Espada. O desenvolvimento do Barreiro teve início em 1861, com a exploração das linhas férreas até Vendas Novas e até Setúbal.
A sua expansão deve-se, contudo, a partir de 1906, com a adjudicação a um grupo de industriais do Caminho-de-Ferro-Sul-e-Sueste, inicialmente entre o Barreiro e Vendas Novas. Com o surgimento deste meio de transporte, este haveria de despoletar um processo histórico, que viria a ser determinante, não só para o Concelho, como para o país.
COMO IR
O principal acesso é pela A2 de Lisboa a Almada e depois pela IC 21 até o Barreiro.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A oferta turística no Barreiro divide-se entre pontos de interesse histórico, equipamentos culturais e desportivos. Há ainda um conjunto de serviços que permitem usufruir dos recursos naturais que o concelho tem para oferecer. Os destaques são: O Museu Industrial, a Casa Museu Alfredo da Silva, as Igrejas de Nossa Senhora da Graça e Matriz de Santa Cruz, o Convento da Madre de Deus da Verderena e o Campo Arqueológico da Mata Nacional da Machada.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as cerâmicas, as pinturas em azulejo, os trabalhos em escamas de peixe, em estanho e as miniaturas de embarcações tradicionais.
FESTAS E EVENTOS
- Festa de Nossa Senhora do Rosário (de 08 a 17 de Agosto).
GASTRONOMIA
Os destaques são as caldeiradas de enguias ou à fragateiro e as massadas de peixe do Rio.
Doces: os Bolos de côco e as Argolinhas fritas.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal do Barreiro e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-BARREIRO.PT).