Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - CASTELO DE PAIVA

INTRODUÇÃO

Situado na região Norte e sub-região do Tâmega no distrito de Aveiro, o concelho de Castelo de Paiva abrange uma área de 109 Km2 distribuídos por 6 freguesias. Faz fronteira a norte com Penafiel e Marco de Canaveses, a leste com Cinfães, a sul por Arouca e a oeste por Gondomar.

Inicialmente, o concelho era designado apenas por “Paiva”. Essa designação vem já de tempos muito antigos, tendo sido encontrada num documento datado do ano de 883. Só há cerca de um século passou a designar-se “ Castelo de Paiva ”, visto que, sendo a ata mais antiga existente no arquivo municipal, data de 1850, é no dia 4 de Março de 1852 que aparece o nome do concelho tal e qual como hoje é designado.

O concelho é herdeiro da antiga honra de sobrado (Payva de riba ouro) e D. Manuel concedeu-lhe o floral a 1 de Dezembro de 1513. Consta-se que nos paços de Gondim, viveu Martim de Bulhões, que casou com Maria Teresa Taveira, na Igreja do Mosteiro Beneditino (do qual não há qualquer vestígio) e deste enlace teria nascido Fernão de Bulhões, mais tarde Santo António de Lisboa.

COMO IR

Saindo do Porto, após passar a Ponte do Freixo seguir pela Auto estrada A32, passar na portagem em Canedo e seguir a indicação para Castelo de Paiva, pela Estrada Nacional 222.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O Projeto Trilhos Verdes é um convite à descoberta, perceber a natureza que rodeia Castelo de Paiva, que nos leva a percorrer inusitados caminhos, a visitar lugares lindíssimos e genuínos. A nível de patrimônio, destacamos os vários monumentos megalíticos, o memorial da Boavista, e ainda a Pia dos Mouros.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos em cobre, a confecção de passadeiras e tapetes em tiras e de outras peças em linho, a tapeçaria de Arraiolos, a cestaria em vime, as miniaturas de construções tradicionais em pedras de xisto e os bordados e as rendas.

FESTAS E EVENTOS

- As Festas de São João ( a 23 e 24 de Junho).
- As Festas de São Domingos ( a 4 e 5 de Agosto).
- As Festas de Santa Eufêmia ( a 14, 15 e 16 de Setembro).

GASTRONOMIA

Destacamos o arroz de lampreia, o cabrito assado com arroz do forno, o cozido à lavrador, os bifes de cebolada à Santa Eufémia, a tradicional vitela assada e as iscas de bacalhau.
Doces: as famosas rabanadas à moda de Paiva, a sopa-seca, os melindres e o pão-de-ló.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CASTELO-PAIVA.PT).