Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - PENELA
INTRODUÇÃO
Situado na Região Centro do País, estando integrado no distrito de Coimbra de cuja sede dista cerca de 30 KM, o Concelho de Penela tem uma área de aproximadamente 133 km2, distribuídos por 6 freguesias. É limitado a Oeste pelo concelho de Soure, a Norte por Condeixa-a-Nova, a Leste por Miranda do Corvo e a Sul pelos concelhos de Ansião e Figueiró dos Vinhos.
O topônimo principal do concelho parece ter origem nas suas características geográficas. "Penela" é o diminutivo de "penha", vocábulo de origem céltica que significa "rocha" ou "penhasco".
A primeira referência escrita relativa a Penela data de 1087, tratando-se do testamento do Conde Dom Sesnando, em que este diz ter povoado o castelo de Penela. Já em 1137, Penela recebeu o seu primeiro foral, passado por Dom Afonso Henriques que doou o castelo aos moradores da vila. Este foral foi confirmado por Dom Afonso II em 1217 e renovado a 1 de Janeiro de 1514 por Dom Manuel I.
COMO IR
Os principais acessos são pelas Estrada Nacional EN-1 e pela Auto Estrada A1, passando por Condeixa-a-Nova e chegando a Penela.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Na Serra do Espinhal, pode-se desfrutar de uma belíssima vista para a vila de Penela e o seu castelo. Ainda na mesma serra, destaca-se a cascata da Pedra Ferida. Também no concelho são de se destacar as represas naturais da Louçainha, com piscinas naturais e um parque de merendas.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os artigos feitos de vime.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora da Nazaré (a 15 de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora do Pranto (no segundo domingo de Setembro).
- A Feira das Nozes a 29 de Setembro.
GASTRONOMIA
Destacamos a chanfana regional e o cabrito assado no forno.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Penela e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-PENELA.PT).