Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - BOTICAS

INTRODUÇÃO

O concelho de Boticas situa-se na província de Trás-os-Montes, distrito de Vila Real, na área geográfica conhecida por Alto Tâmega. Faz fronteira a Norte com o concelho de Montalegre; a Leste com o de Chaves; a Sul, é limitado pelo concelho de Vila Pouca de Aguiar e a Oeste pelo concelho de Cabeceiras de Basto. Abrange uma área de 322 Km2, distribuída por 16 freguesias.

O topônimo principal do concelho, "Boticas", é de difícil interpretação, sendo que alguns autores adiantam que tem origem no português arcaico, significando "casa pequena", derivando do latim "apotheca".

O povoado que deu origem a Boticas era inicialmente um pequeno "vilar" integrado na paróquia medieval de "São Salvador de Eiro" da "terra" de Barroso. O concelho de Boticas é de instituição relativamente recente, tendo sido criado através do desmembramento de várias freguesias que pertenciam a Montalegre, na reforma administrativa de 1836. A respectiva comarca foi criada em Novembro de 1899.

COMO IR

Os principais acessos são pelas Estradas Nacionais 311 e 312.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Um dos principais atrativos deste concelho é a Estância Termal de Carvalhelhos, integrada no Grupo Termal do Alto Tâmega. Para além do balneário, a estância possui também uma estação de engarrafamento de águas. Ao nível de infra-estruturas culturais, destacam-se no concelho de Boticas: o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal e o Museu Rural de Boticas.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Os destaques ficam por conta das capuchas de lã; das croças de junco que são as capas que os camponeses usam para se resguardarem da chuva; e as toalhas e colchas de linho.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Santa Bárbara (em Maio).
- A Festa de Santo Aleixo ( a 17 de Julho).
- A Festa de Nossa Senhora da Livração (em Agosto).

GASTRONOMIA

Os destaques ficam por conta das trutas recheadas e do cozido à moda de Barroso. Um outro produto afamado deste concelho é o "Vinho dos Mortos", assim conhecido por, após ser engarrafado, permanecer enterrado um ou dois anos, ganhando qualidade. A origem deste vinho remonta à altura da segunda Invasão Francesa. O povo, com medo das pilhagens, enterrou o vinho no chão das adegas. Depois dos franceses terem sido expulsos, os habitantes descobriram que o vinho tinha adquirido novas qualidades.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Boticas, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-BOTICAS.PT)