Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - CRATO
INTRODUÇÃO
Integrado na sub-região do Alto Alentejo, o concelho do Crato pertence ao distrito de Portalegre, abrangendo uma área de 388 km2, distribuída por seis freguesias. Faz fronteira a Sul, com os concelhos de Alter do Chão e Monforte; a Norte, com Nisa e Castelo de Vide; a Leste com os concelhos de Gavião e Ponte de Sor; e a Oeste com Portalegre.
A vila do Crato é de origem bastante remota, estando situada onde outrora se localizou uma povoação edificada, segundo se crê, pelos cartagineses. Permaneceu sob o domínio dos Mouros durante mais de 400 anos, sendo-lhes conquistada, em 1160 por Dom Afonso Henriques, o qual reedificou em parte a povoação e concedeu privilégios aos cristãos que a fossem habitar.
Foi em meados do século XIV, no reinado de Dom Afonso IV, que o Crato passou a ser a sede dos Cavaleiros de São João de Jerusalém ou do Hospital (mais tarde, conhecida como Ordem de Malta).
COMO IR
Os principais acessos são pelas Estradas, especificamente a Nacional 235 e a IC 13 ligando Montijo a Portalegre.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
As albufeiras das barragens de Vale Seco e a da Câmara, propiciam a prática da pesca desportiva. A cerca de 10 km da vila do Crato, situam-se as termas do Monte da Pedra, cuja as águas são aconselháveis no tratamento das doenças reumáticas, do aparelho respiratório e da pele. A nível do patrimônio destaca-se a Igreja Matriz do Crato, datada do século XIII.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os trabalhos em madeira e granito, os bordados e a olaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora dos Remédios (durante a Páscoa).
- As Festas de Verão (no 3º fim de semana de Agosto).
- A Festa do Mártir São Sebastião (no último fim de semana de Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos as migas de batata, a sopa de sarapatel, o ensopado de borrego e a alhada de cação.
Doces: o bolo da sogra e as barrigas de freira.MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal do Crato, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-CRATO.PT)