Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - COVILHÃ

INTRODUÇÃO

Integrada no distrito de Castelo Branco, região da Beira Interior, o concelho da Covilhã tem uma área de 557 km2, abrangendo administrativamente 31 freguesias, 7 vilas e a cidade da Covilhã, constituída por quatro freguesias urbanas: São Martinho, São Pedro, Santa Maria e Conceição. Grande parte do concelho é dominado pela Serra da Estrela e pela Cova da Beira sendo atravessado pelo rio Zêzere.

O povoamento do território que corresponde ao atual concelho da Covilhã é bastante remoto, considerando os vários vestígios encontrados na sua área. Segundo alguns autores, a povoação primitiva de Covilhã terá sido fundada pelo general romano Silius, com o nome de "Silia Hermia", por volta do ano 41 a.C.

Saqueada e destruída várias vezes pelos mouros, a cidade encontrava-se em ruínas quando em 1186, Dom Sancho I a reedificou e lhe concedeu foral, com amplos privilégios. Dom Afonso V em 1453, a declarou uma das mais importantes povoações da Beira. O concelho da Covilhã ganhou autonomia administrativa por Decreto de 14 de Março de 1891.

COMO IR

Os principais acessos são pelas estradas IP2 sentido Castelo Branco e pela IC6 sentido Coimbra.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Covilhã é a sede da Região de Turismo da Serra da Estrela que é a maior serra portuguesa, situando-se aqui o ponto mais elevado de Portugal continental, e constitui o Parque Natural da Serra da Estrela, criado em Julho de 1976. As atrações mais importantes são as Penhas da Saúde, uma estância de turismo e de férias, e as pistas de esqui para os praticantes de desportos de Inverno. A nível de patrimônio destacam-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Antigo Convento de São Francisco, as Muralhas, o Pelourinho e as Fornalhas.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os cestos de verga, os bonecos de pano, os artigos de lã, a olaria, os bordados, a tapeçaria, os brinquedos, a tamancaria e a latoaria.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Nossa Senhora do Refúgio (em Junho).
- A Festa de Santa Cecília (a 24 de Novembro).
- A Festa de Nossa Senhora da Conceição (a 8 de Dezembro).

GASTRONOMIA

Destacamos os buchos, as trutas grelhadas, o cabrito assado, o javali assado, o arroz com míscaros e a feijoada da Beira.

Doces: O bolo de requeijão, o requeijão com doce de abóbora, as cavacas de Pinhel e o bolo de azeite.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal da Covilhã, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-COVILHA.PT)