Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - IDANHA A NOVA

INTRODUÇÃO

Pertencente ao distrito de Castelo Branco, Idanha-a-Nova ocupa uma área de 1412 km2, abrangendo administrativamente 17 freguesias. A sede do concelho de Idanha-a-Nova parece ter tido origem num castelo, edificado em 1187 por Dom Gualdim Pais.

Em 1206, Dom Sancho I atribuiu a este povoado, formado ao abrigo da fortaleza, o título de vila e doou-a aos Templários, ficando ao cargo deles a administração da povoação de Idanha-a-Nova. Em 1229, Dom Afonso II confirmou a doação, dando-lhe foral e para a distinguir da antiga Idanha-a-Velha, denominou-a de Idanha-a-Nova.

Em 1510, Dom Manuel I, em manifesto reconhecimento do progresso de Idanha-a-Nova, concedeu-lhe Foral Novo a 1 de Junho. Em 1755, Idanha-a-Nova estava abrangida pela comarca de Castelo Branco, no entanto, com o passar dos anos, sempre em crescimento contínuo, um novo estatuto foi alcançado pela vila: tornou-se sede de concelho e mais tarde, cabeça de comarca.

COMO IR

Os principais acessos são pelas estradas regionais, como por exemplo a ER 332 passando por Penamarcor e a ER 233 saindo de Castelo Branco.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Destacamos os valiosos conjuntos urbanísticos de Idanha-a-Nova, a monumental aldeia de Monsanto e as pontes romanas sobre o Pônsul. Idanha-a-Nova possibilita, durante todo ano, a prática de desportos ao ar livre que vão desde os simples percursos a pé, de bicicleta ou a cavalo, passando por tardes de pesca ou passeios de barco.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Os destaques ficam por conta das marafonas, as rodilhas e os adules de Monsanto; os pandeiros e as rendas dos nozinhos do Ladoeiro; as rendas de duas e cinco agulhas de Salvaterra do Extremo.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa da Senhora do Almortão (quinze dias após a páscoa).
- A Festa de São Pedro de Vila Corça (na freguesia de Monsanto a 29 de Junho).
- A Festa da Senhora da Azenha (também na freguesia de Monsanto no 2º domingo de Setembro).

GASTRONOMIA

O destaques ficam por conta do queijo de ovelha, dos pratos confeccionados com borrego, carneiro e cabrito e dos enchidos.

Doces: as broas de mel, os borrachões, os bolos de azeite e o bolo doce da Páscoa.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Idanha a Nova, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-IDANHANOVA.PT)