Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MONFORTE
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Portalegre, o concelho de Monforte ocupa uma área de 420 km2, distribuída por quatro freguesias. Faz fronteira a Sul com os concelhos de Crato e Portalegre; a Leste com Arronches e Elvas e a Oeste com Fronteira e Alter do Chão.
O topônimo principal do concelho advém da sua localização, numa eminência do terreno, tendo sido chamado "Monti Forti" ou "Monte Forte".
Durante os inícios da monarquia, Monforte sofreu com as guerras com os mouros e depois com os castelhanos tendo ficado bastante arruinada. Dom Afonso III reedificou a povoação e em 1257 concedeu-lhe foral. Em 1895, em consequência da reforma administrativa, o concelho de Monforte foi extinto e integrado no de Arronches. A 13 de Janeiro de 1898, o concelho de Monforte foi restaurado.
COMO IR
O principal acesso é pela Estrada Regional 243 ligando Avis a Campo Maior, passando por Monforte.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Monforte reúne uma oferta turística bastante vasta devida à riqueza e diversidade do seu patrimônio arquitetônico, cultural e natural. Por todo o concelho pode-se praticar a caça e a pesca, com uma grande diversidade de espécies. A nível de patrimônio destacamos a Villa Lusitano-Romana de Torre de Palma e as Igrejas da Madalena e de Nossa Senhora da Conceição.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os banquinhos empalhados, os capotes, as mantas de retalhos e os objetos de cortiça.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora do Parto (15 de Agosto).
- A Festa de Santo Aleixo (20 de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora dos Milagres (1º Domingo de Setembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a sopa de grão, a carpa assada, o sarrabulho e as migas de batata.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Monforte, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MONFORTE.PT)