Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - OVAR
INTRODUÇÃO
O concelho de Ovar localiza-se no distrito de Aveiro, confrontando a Norte com o concelho de Espinho, a Leste com os concelhos de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, a Sul com os de Estarreja e Murtosa e a Oeste com o Oceano Atlântico.
O seu nome deriva de Var e O Var, de onde nasceram também os nomes Varino e Vareiro, aplicados as pessoas e coisas de Ovar. Surge primeiramente documentada, com o topônimo cabanões, em 1026, e só a partir do século 15 passa a ser conhecida por Ovar.
O escritor Júlio Dinis (após ter iniciado a carreira de professor universitário) adoeceu e procurou cura para o seu mal em Ovar, onde escreveu, em 1863, “As Pupilas do Senhor Reitor”, e, mais tarde, “A Morgadinha dos Canaviais”.
COMO IR
Saindo do Porto pegar a estrada complementar IC1 até Ovar.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Em Ovar existem várias praias na sua área concelhia, sendo a de maior a do Furadouro, grande ponto de atração turística, pois ali se podem praticar várias atividades desportivas, como o surf, body-board, jet-ski, canoagem e a vela. Como locais de interesse turístico realçam a estação de caminhos de ferro com os famosos painéis de azulejo, as casas de muitas ruas, revestidas a azulejo, e os barcos de mar (arte da Xávega).
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as peças em Olaria, a Tecelagem e a Manufatura de velas para barcos, de Redes, de Canastras, de Capachos de vime e de Calçado de pano.
FESTAS E EVENTOS
- O Carnaval.
- As Festas do Mar (em Setembro).
- A Feira Mensal de Antiguidades (no 3º domingo de cada mês).
GASTRONOMIA
Destacamos o Bacalhau à vareira, a Caldeirada, o Ensopado de enguias e os Salpicões.
Doces: Doces de ovos e o Pão de ló de Ovar.MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Ovar e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-OVAR.PT)