Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - PÓVOA DE LANHOSO
INTRODUÇÃO
Concelho do distrito de Braga, Póvoa de Lanhoso encontra-se situado na região do Norte e sub-região do Ave possui uma área de 135 km2 distribuídos por 22 freguesias. Faz fronteira a norte com Amares, a leste com Vieira do Minho, a sul por Fafe e Guimarães e a oeste por Braga.
Estas terras são habitadas desde tempos imemoriais, pelo menos desde há três mil anos antes de Cristo. No acesso ao maior monólito de granito da Península Ibérica, no cimo do qual está situado o Castelo de Lanhoso, encontra-se um castro romanizado, que remonta à Idade do Cobre.
Na primavera de 1846 foi aqui que começou a revolução da Maria da Fonte. Partindo duma recusa em aceitar a nova lei de não enterrar os mortos dentro das igrejas, a sublevação conseguiu alastrar ao resto do país, mostrando o descontentamento do povo, e conseguindo provocar a mudança do governo.
COMO IR
Saindo do Porto pegar a auto estrada A3 sentido Braga. De lá pegar a Nacional 103 sentido Chaves até chegar em Póvoa de Lanhoso.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A nível de lazer destacamos os Itinerários Pedestres do Monte do Merouço, do Ribeiro Queimado, da Maria da Fonte bem como as praias fluviais da Ribeira e de Verim. A nível de patrimônio destacamos o Castelo de Lanhoso, a Ponte de Mem Gutierres, o Mosteiro de Fonte Arcada e o Museu do Ouro.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a cestaria, as rendas e os bordados, as mantas e tapetes e as esculturas em pedra.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São José (em Março).
- A Feira do Livro (em Abril).
- O Mercado da Terra (em Dezembro).
GASTRONOMIA
Destacamos o cozido à portuguesa, o cabrito assado no forno, o bacalhau “à Vítor”, “o bife à Romaria” e o arroz de frango.
Doces: o doce de vinho e as rabanadas.MAIORES INFORMAÇÕES
No site Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-POVOADELANHOSO.PT)