Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MORA
INTRODUÇÃO
O concelho de Mora está integrado no distrito de Évora, na região do Alentejo, ocupando uma área de 444 Km2 dividido em 4 freguesias. Faz fronteira a norte com Ponte de Sor, a nordeste com Avis, a leste com Sousel, a sueste com Arraiolos e a oeste com Coruche.
A primeira referência ao topônimo Mora é feita num documento em 1293 denominado Livro III das Composições, a uma herdade chamada cabeça de mora. Num documento de 1786, Colecção da legislação antiga e moderna de Portugal a vila de Mora é referida como Amora num percurso entre a ribeira de Marateca e o Porto.
O termo "Mora" está relacionado com “altura” ou “parte elevada” e tudo indica que foi no local onde se encontrava esta herdade que a vila foi fixada. O Largo do Calvário é referenciado pelos mais entendidos, sem certezas, como o local de nascimento da vila de Mora. O concelho recebeu foral de Dom Manuel I em 1519.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegar a Auto-Estrada A1 até Estremoz. De lá pegar uma estrada secundária até Mora.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
No Parque Ecológico do Gameiro, a escassos 5 km de Mora, pode se praticar várias atividades, como mergulhos na praia fluvial, acampar no parque de campismo, praticar atividades radicais no parque de arborismo, bem como um passeio a beira-rio seguindo o Passadiço em Madeira ao longo de 1,5km. A nível de patrimônio, destacamos as Igrejas da Matriz de Nossa Senhora da Graça e da Misericórdia e a Ermida de Santo António.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os trabalhos em Barro, Cortiça e palha.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora da Graça (em Maio).
- A Feira do Livro (em Junho).
- A Feira Anual de Pavia (em Junho).
GASTRONOMIA
Destacamos o Bacalhau à lagareiro, o ensopado de vitela com pão frito e as Sopas Alentejanas.
Doces: o manjar do abade.MAIORES INFORMAÇÕES
No site Câmara Municipal de Mora, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MORA.PT)