Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Azambuja

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Lisboa, o concelho de Azambuja está situado na planície do rio Tejo, próximo da sua margem direita, a cerca de 45 km da capital. Azambuja é limitado a Oeste pelos concelhos de Cadaval e Alenquer; a Sul, por Vila Franca de Xira; a Sudeste, por Salvaterra de Magos; e a Leste, pelo concelho de Cartaxo. Ocupa uma área de 262 km2, distribuída por 9 freguesias.

Segundo a tradição, o povoamento de Azambuja é bastante remoto, sendo que alguns autores afirmam que esta vila já existia na época do domínio romano e era conhecida pelo nome de Oleacastrum. Para essa afirmação, parecem basear-se no fato de "Azambuja" ser a designação de uma variedade de oliveira que se relaciona com o vocábulo latino Oleaster, daí se explica que alguns autores tenham feito a relação entre o topónimo principal e a suposta existência neste local de uma cidade romana.

Ainda segundo alguns autores, Azambuja foi mandada povoar, em 1147, por Dom Childe Rolim, quinto filho do Conde de Chester, descendente dos reis de Inglaterra, ao qual Dom Afonso Henriques a doou com seu termo, em prêmio das façanhas por ele praticadas na tomada de Lisboa.

COMO IR

Distante 45 km de Lisboa, o principal acesso é pela Auto Estrada A1, bem como pela Estrada Nacional 366.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

A nível de patrimônio arquitetônico destacamos as Igrejas Matriz e da Misericórdia datadas do século XVI, o Pelourinho Manuelino, o Palácio das Obras Novas de estilo neoclássico, os restos do celeiro d’El-Rei e o castro existente perto de Vila Nova de São Pedro.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

No artesanato do concelho de Azambuja destacam-se os trabalhos em cerâmica, cestaria, correaria e bordados.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Nossa Senhora da Assunção (a 15 de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora das Virtudes (na freguesia de Aveiras de Baixo, no 1º fim de semana de Setembro).
- A Festa de Nossa Senhora do Paraíso (na freguesia de Vale do Paraíso, a 18 de Dezembro).

GASTRONOMIA

Destacamos o Torricado, a sopa de Peixe, a Caldeirada à Fragateiro, a açorda de alhos e coentros com Sável frito e o ensopado de enguias.
Doces: as queijadinhas de Azambuja.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Azambuja, o endereço eletrônico é o (WWW.CM-AZAMBUJA.PT)