Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Estremoz
INTRODUÇÃO
Situado no Alentejo, no distrito de Évora, o concelho de Estremoz ocupa uma área de 514Km2, distribuídos por 13 freguesias. Estremoz foi um posto chave na guerra da restauração e depois na guerra dos dois irmãos, situando-se no topo de uma colina, cercada por bosques de oliveiras.
Com relação ao topônimo, diz a lenda que alguns habitantes de Castelo Branco caíram, por delitos graves, em desagrado real, sendo por isso expulsos de sua terra. Percorrendo o Alentejo, chegaram às vertentes da colina onde se ergue Estremoz e aí encontraram grandes tremoceiros que lhes proporcionaram o sossego desejado.
Não tendo encontrado, quando ali chegaram, mais do que o sol, a lua, as estrelas, os estremocenses pediram que estes elementos figurassem nas armas da povoação e que este se chamasse “Estremoz”, o que viria a acontecer em dezembro de 1258.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegar a Autoestrada A1 até Estremoz.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Destacamos no patrimônio o Paço da Audiência de Dom Dinis, a Igreja de Santa Maria do Castelo e a Capela da Rainha Santa Isabel. No esporte e lazer o destaque fica por conta da Natação, do Hipismo, das Jornadas de Caça e Pesca desportiva.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a Cerâmica figurativa, a Olaria, os Trabalhos em madeira, os Mármores e as Cabaças.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira das Escolas (em Abril).
- A Feira do Livro (em Maio).
- A Cozinha dos Ganhões (em Dezembro).
GASTRONOMIA
Destacamos as sopas de cação e de hortelã, o cação de coentrada, o ensopado de borrego e as migas com carne de porco.
Doces: a sopa dourada, as "barrigas de Freira" e as queijadas.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Estremoz, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ESTREMOZ.PT).