Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Caldas da Rainha
INTRODUÇÃO
O concelho de Caldas da Rainha está localizado no Distrito de Leiria, ocupando uma área de 256 km2 distribuidos por 16 freguesias. Faz fronteira a nordeste por Alcobaça, a leste por Rio Maior, a sul por Cadaval, a oeste por Bombarral e por Óbidos e a noroeste pelo Oceano Atlântico.
A fundação das Caldas da Rainha ficou a dever-se a um ato profundamente cultural da Rainha Dona Leonor que escolheu esta região para o palco de desenvolvimento dos seus projetos, protegendo as artes e os artistas criando uma auréola que atravessou os séculos e que se mantém intacta nos dias de hoje. Em redor do Real Hospital das Caldas foi crescendo a povoação.
A nova povoação passou a designar-se por vila, possivelmente a partir de 1488, e foi concelho desde 1511, por outorga e demarcação de Dom Manuel a pedido de Dona Leonor. Dai em diante verificou-se um rápido crescimento populacional, tornando-se Caldas da Rainha uma concorrida Estância Termal que atingiu o apogeu nos finais do séc. XX.
COMO IR
Saindo de Lisboa pegar a auto estrada A8 ou então a Nacional 1 chegando as Caldas da Rainha.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A nível de patrimônio destacamos a Ermida de São Sebastião, o Chafariz das 5 Bicas, o Hospital Termal e a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. Destacamos também o Parque Dom Carlos I, um espaço ajardinado com vários equipamentos recreativos e onde está localizado o Museu de José Malhoa.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os Bordados, as Louças e as Cerâmicas.
FESTAS E EVENTOS
- As Festas do Concelho (em Maio).
- A Feira Anual (a 15 de Agosto).
- A Festa de Verão (na 1° quinzena de Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos o Ensopado de Enguias, o Bacalhau à Lagareiro, o Polvo à Lagareiro e as Fatias de Carne Frita à Moda do Landal.
Doces: as Cavacas das Caldas, os Beijinhos, as Trouxas de ovos e oPão-de-ló do Landal.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CALDAS-RAINHA.PT).