Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Seixal
INTRODUÇÃO
Localizada na região da Estremadura, no distrito de Setúbal, o concelho de Seixal possue 6 freguesias e está na margem sul do Tejo, na tranqüila enseada proporcionada pelo rio Judeu, braço do rio Tejo. Desde longa data que Seixal vive essencialmente voltado para o rio, quer através do trabalho dos Moinhos de Maré, quer através dos transportes de mercadorias efetuados pelas embarcações tradicionais, ou quer mesmo através da pesca.
Depois da fundação da nacionalidade, as suas terras foram tomadas aos Mouros por D. Afonso Henriques, juntamente com as de Almada. Nos finais do séc.15, altura em que o pai de Vasco da Gama, Estevão da Gama, foi comendador do Seixal, a localidade teria cerca de 30 pessoas.
Ao longo do séc.16, era já afamado pelas ótimas condições para construção e abrigo dos navios nos meses de inverno e, no reinado de D. Manuel I, recebeu o título de vila. Em 1836, se tornou Concelho.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegar a Auto Estrada A2 até Seixal.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
No que diz respeito ao lazer os destaques são a Vela e a Canoagem na enseada do rio Judeu. A nível de patrimônio os destaques são os Barcos típicos do Tejo ancorados no cais, os Moinhos de Maré, a Igreja matriz e o Eco-Museu Municipal.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as Miniaturas de embarcações, os Trabalhos em cortiça e os Trabalhos em colchas, búzios e escamas de peixe.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São Pedro (a 29 de Junho).
- A Romaria de Nossa Senhora da Soledade (a 1 de Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a Sopa de peixe, a Caldeirada à Seixalense, a Massa de peixe, a Sardinha assada e a Feijoada de chocos.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Seixal, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-SEIXAL.PT).