Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Redondo
INTRODUÇÃO
Situado na faixa central do Alentejo e pertencente ao Distrito de Évora, o Concelho de Redondo possui uma área total de 370 km2. Faz fronteira a Norte com Estremoz e Borba, a Sul com Reguengos de Monsaraz, a Leste com Vila Viçosa e Alandroal e a Oeste com Évora.
Segundo a lenda, a fundação da vila está relacionada com o penedo redondo que existiu no primitivo amuramento medieval. A sua formação administrativa deve-se a D. Afonso III, que segundo alguns historiadores lhe concedeu foral em 1250. Patrimônio da Coroa, foi doada, em 1500, por D. Manuel I ao capitão de Arzila, D. Vasco Coutinho, 1.º Conde de Redondo e 1.º Conde de Borba.
A expansão da vila deu-se a partir de 1463 uma vez que a cerca do castelo estava completamente povoada, foi decidida, por alvará régio, que a zona do arrabalde fosse habitada, ficando os moradores desta zona com os mesmos privilégios e liberdades que os moradores da cerca do castelo.
COMO IR
O principal acesso é pela EN-254 que liga Évora até Redondo.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A nível de patrimônio destacamos o Castelo, o Convento de São Paulo, o Pelourinho, a Ermida de São Pedro e as Igrejas do Calvário e de Santa Susana. A nível cultural o principal destaque é o “Ruas Floridas” um evento bienal de base popular, e cuja tradição remonta ao século XIX e consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores e outros objectos elaborados em papel colorido.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os trabalhos em cortiça, o mobiliário em madeira pintada e as cadeiras de madeira e buínho.
FESTAS E EVENTOS
- O Carnaval (em Fevereiro).
- O Ruas Floridas (a cada 2 anos no mês de Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos o ensopado de borrego, as migas, a açorda e a sopa de beldroegas.
Doces: Os bolos e os biscoitos de Mel.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Redondo e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-REDONDO.PT).