Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - OEIRAS

INTRODUÇÃO

O concelho de Oeiras está situado no distrito de Lisboa, na margem direita do estuário do Tejo que tem a sua foz na área da vila. É o segundo menor concelho do distrito de Lisboa, abrangendo uma área de 45,8 km2, distribuída por dez freguesias, oito das quais com sede em vila. Faz fronteira a Oeste com o concelho de Cascais, a Norte com Sintra e Amadora, a Leste com Lisboa, e a Sul com o rio Tejo.

As primeiras referências escritas relativas a Oeiras remontam ao século XIV, constando no Diploma da Chancelaria do Rei Dom Dinis. Em 1759, a povoação foi elevada a vila e a condado, cabendo o título a Sebastião José de Carvalho e Melo (o Marquês de Pombal).

A partir dessa data, a história do concelho de Oeiras ficou ligada a essa figura da História de Portugal que criou em Oeiras uma feira agrícola e industrial, em 1770, que foi a primeira da Europa. Data também dessa época, a construção de vários edifícios públicos, moradias e quintas.

COMO IR

Os principais acessos são pela IC 15 saindo de Lisboa sentido Cascais ou pela Nacional 6 de Lisboa sentido São João do Estoril.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

A nível de patrimônio destacamos o Palácio do Marquês de Pombal, o Forte de São Julião da Barra, o Pelourinho, as Torres de São Lourenço e do Bugio, o Museu do Automóvel antigo e a Fábrica de Pólvora do século XV.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a olaria, a cerâmica, a azulejaria, os cestos e artigos em vime.

FESTAS E EVENTOS

- As Festas do Concelho (em Junho).
- A Festa do Senhor Jesus dos Navegantes (no último domingo de Agosto).
- A Feira das Velharias (no 1º domingo de cada mês).

GASTRONOMIA

Destacamos as Migas, as Açordas, as Favadas e o Coelho a Caçador.
Doces: O Toucinho do Céu e os Tabefes.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Oeiras, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-OEIRAS.PT).