Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - SESIMBRA
INTRODUÇÃO
Situado no distrito de Setúbal, na região da ESTREMADURA, encontra-se o concelho de Sesimbra, entre a Serra do Risco e o Cabo Espichel, guardando numerosos vestígios de um passado rico, por onde andaram romanos e muçulmanos, sendo estes últimos afastados pelas tropas de Dom Afonso Henriques que, em 1165, tomaram o Castelo.
Não foi, porém, definitiva esta conquista, uma vez que os mouros voltaram a avançar sobre a então vila de Sesimbra. Só com Dom Sancho I foram os árabes definitivamente afastados, tendo a povoação sido doada aos cavaleiros da Ordem de Santiago para que estes a repovoassem.
No século 15 e 16 Sesimbra já era importante centro náutico e pesqueiro, tendo em muito contribuído para a campanha dos descobrimentos. Hoje, é impossível dissociar Sesimbra do mar. A pesca continua a ser uma grande fonte de rendimento para as pessoas que ali vivem, sendo considerada “O Santuário do peixe espada”.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegar a Auto-Estrada A2 sentido Setúbal. Em Casal do Marco pegar uma estrada complementar até Sesimbra.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Destacamos o Castelo de Sesimbra, a Fortaleza de Santiago, a Igreja da Misericórdia, o Museu Municipal de arqueologia e etnografia e o Porto de Pesca. Na Praia de Sesimbra pode-se praticar a Pesca Desportiva, a Vela e o Windsurfe.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as Rendas de Bilros, as Miniaturas de barcos em madeira, a Pintura em Porcelana e os Trabalhos com escamas de peixe.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa e Feira do Sr. Jesus das Chagas (em Maio).
- A Festa de Santiago (a 25 de Julho).
- O Festival do Mar (na última semana de Setembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a Sopa de Peixe, o Arroz de Polvo, a Açorda de Mariscos, os Bifes de Espadarte e a Sardinha Assada.
Doces: Os Zimbros e as Brisas.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de SESIMBRA, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-SESIMBRA.PT).