Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - FAFE
INTRODUÇÃO
Pertencente ao distrito de Braga, o concelho de Fafe, abrange uma área de 219 km2, distribuída por 36 freguesias. É limitado a Norte, pelos concelhos de Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso; a Sul, pelo concelho de Felgueiras; a Leste, pelos concelhos de Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e a Oeste, pelo concelho de Guimarães.
Este Topónimo surge como que por homenagem às duas famílias mais poderosas da região ( Egas Fafe e Dom Fafes Serafins). Fafe é uma cidade recente, mas que, como povoação, existe desde o Séc. XIII, sendo apenas uma freguesia do concelho de Montelongo.
Esta freguesia desde muito cedo, iniciou o seu desenvolvimento. Assim em 1836 torna-se sede de concelho e quatro anos mais tarde sobe à categoria de Vila, tomando para designação o nome Fafe.
COMO IR
As principais estradas que servem o concelho de Fafe são a EN 206 e a EN 207.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Fafe situa-se num vale entre a Serra da Lameira, os Montes da Penha e outras montanhas. O Rio Vizela nasce no Alto de Morgaír, na freguesia de Gontim, aos 894 m de altitude, sendo este o ponto mais alto do concelho. Na década de 1990 foi construída a Barragem da Queimadela, usada como parque de lazer. A nível de patrimônio destacamos a Igreja de São Romão de Arões, o Cine Teatro e a Casa do Penêdo.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os trabalhos em couro e as meias de lã de ovelha.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira Medieval (em Junho).
- A Festa de Nossa Senhora de Antime (em Julho).
GASTRONOMIA
Destacamos a vitela assada a moda de Fafe.
Doces: os doces de gemas.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Fafe, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-FAFE.PT).