Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MARVÃO
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Portalegre, o concelho de Marvão é limitado a Sul pelo concelho de Portalegre, a Oeste por Castelo de Vide e a Leste e norte pelo território espanhol de Valência de Alcântara.
Segundo a tradição, o concelho deve o seu nome a Iben Maruán, um muladi de nobre estirpe que se celebrizou como rebelde e caudilho de guerra contra o Emirato de Córdova e que usou a dita fortaleza como refúgio.
Conquistada aos mouros em 1116, foi desde logo considerada lugar militar de importância, sendo elevada a cabeça de concelho que ia da margem esquerda do Tejo, até às proximidades de Arronches. O seu castelo foi ampliado por Dom Sancho II que deu foral à povoação em 1226, sendo que o seu termo englobava quase todo o território que hoje pertence ao distrito de Portalegre.
COMO IR
O principal acesso a Marvão é pela EN-359 passando por Portalegre e São Salvador de Aramenha.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Inserido no Parque Natural da Serra de São Mamede, numa região rica e diversificada, o concelho de Marvão dispõe de vários locais de interesse turístico como é o caso da albufeira da Apartadura, onde se podem praticar vários desportos náuticos. A nível do patrimônio monumental e arquitetônico, destacam-se o Castelo de Marvão, a Igreja de Santa Maria, construída no século XIII e o Convento de Nossa Senhora da Estrela, instituído em 1448.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os bordados com casca de castanha e a cestaria em madeiro de castanheiro.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora do Carmo (a 16 de Julho).
- A Festa de Nossa Senhora do Amparo (a 15 de Agosto).
- A Feira da Castanha (2º fim de semana de Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a sopa de castanha ou a de sarapatel, o ratatau e a tomatada de galinha.
Doces: o arroz doce e as boleimas de maçã.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Marvão e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MARVAO.PT).