Por: Nelson de Paula.
Castelos de Portugal - "Castelo Mendo" - 24/06/2018
A comunicação entre o primeiro e o segundo núcleos urbanos muralhados faz-se através da Porta do Castelo, que conserva somente o pé-direito e o arranque do arco no lado oeste. A segunda cintura muralhada apresenta um traçado irregular, abraçando quase metade do primeiro recinto.
Integra quatro portas. No eixo da referida Porta do Castelo, e virada a norte, abre-se a Porta da Vila em arco quebrado e coberta com abóbada de berço quebrado, sendo flanqueada por duas torres de planta quadrada e por dois berrões, decapitados.
A Porta da Guarda ou da Guarita encontra-se virada a oeste, mostrando arco quebrado e abóbada de berço quebrado. É ladeada por uma torre e conserva numerosas siglas, bem como os gonzos em cantaria. No lado oposto da muralha rasga-se a Porta do Sol, em arco de volta inteira e coberta com abóbada de berço. Apresenta também pedras sigladas e é flanqueada por uma torre muito arruinada.
No lado oeste registra-se ainda uma outra porta, igualmente denominada Porta Falsa, em arco pleno e hoje entaipada. Além das torres que protegem as portas deste segundo recinto muralhado, contam-se mais quatro torres, também de planta quadrada e desprovidas de vãos:
Uma no lado oeste, entre a Porta da Vila e a Porta da Guarda; uma segunda no mesmo pano muralhado, entre a Porta da Guarda e a denominada Porta Falsa, constituindo o prolongamento de uma casa; a terceira torre no ângulo noroeste do recinto, já muito perto da mencionada Porta Falsa; e, uma quarta torre situada entre a Porta da Vila e a Porta do Sol. Aqui se erguem a Igreja de São Pedro e a Igreja de São Vicente.
Com as reformas Manuelinas da administração local, o foral de Castelo Mendo foi renovado e então foi mandado erigir o Pelourinho, decorria o ano de 1510. Classificado como Pelourinho de Gaiola, assenta numa plataforma de seis degraus octogonais sobre a qual assenta a coluna de fuste octogonal com base decorada com folhas estilizadas.
O capitel, de secção circular em forma de cone invertido, funciona como base de gaiola e possui anéis decorados por diversos motivos, nomeadamente correntes, cabos e florões. O conjunto da gaiola é composto por chapéu assente em colunelo torso, decorado por pérolas.
Castelo Mendo dispõe de uma estação ferroviária da CP - Comboios de Portugal com ligações a Paris, via Hendaye através do Sud Express, e Lisboa, via Guarda através de Intercidades. Diariamente circulam comboios regionais em ambos os sentidos.