Por: Nelson de Paula.
"Castelo de Belmonte" - 30/12/2018
O Castelo de Belmonte fica situado no Largo do Castelo, erguendo-se num monte rochoso a uma altitude de cerca de 650 metros. Pouco se sabe sobre quando, exatamente, foi construído este edifício. No entanto, este castelo ficou famoso por ter sido a residência da família Cabral, tendo aí habitado o famoso navegador Pedro Álvares Cabral. A sua construção integra uma invulgar variedade de estilos arquitetônicos, tendo traços românicos, góticos, manuelinos e setecentistas. Perto do Castelo, encontram-se a Capela de Santo António e a Capela do Calvário.
Apesar de não haver certezas sobre a data da sua construção, é provável que tenha sido construído no Século XII a mando de Dom Sancho I para defesa da povoação a quem o mesmo rei havia concedido carta de foral em 1199. Os vários achados arqueológicos desta zona confirmam a existência da fortificação a partir de finais desse século e princípios do Século XIII.
Mais tarde, o castelo viria a ser reedificado por Egas Fafes, bispo de Coimbra, a mando de DOM Afonso III em 1258 sendo que tanto o castelo como a torre de menagem, apenas terão sido concluídos já no reinado de DOM Dinis tendo, entretanto, perdido importância estratégica com a assinatura do Tratado de Alcanizes em 1297 e consequente avanço da fronteira para Este.
Já no ano de 1392, o Bispo de Coimbra decide fazer uma permuta da vila de Belmonte e couto de São Romão pela vila de Arganil, passando o castelo a ser pertença de Antão Martim Vasques da Cunha, embora por pouco tempo, pois acabaria por reverter para a coroa sendo feito Luís Álvares Cabral alcaíde do Castelo de Belmonte.
É precisamente nessa altura, entre finais do Século XIV e princípios do Século XV, provavelmente devido a um confronto com tropas de Castela, que o castelo acaba por ser parcialmente destruído por um incêndio. Esse fato é atestado pelos sedimentos de cinza postos à luz durante as escavações.
É, no entanto, em 1466 que se dá aquele que foi, provavelmente, o mais importante episódio na história desta fortaleza, com a doação da vila e castelo por Dom Afonso V a Fernão Cabral. Esse, por sua vez, decide transferir a residência da família Cabral para o interior do castelo.