Por: Nelson de Paula.
"Castelo de Alter Pedroso" - 12/09/2021
Exemplar de arquitetura militar e religiosa, em estilo gótico, de enquadramento rural, isolado, no alto de um monte com grandes afloramentos rochosos, na cota de 413 metros acima do nível do mar. Liga-se por uma azinhaga, que mete na Rua do Castelo, à aldeia de Alter Pedroso. Os vestígios remanescentes e aquilo que deve ter existido não correspondem necessariamente ao conceito de castelo, e sim um lugar fortificado para refúgio e observação, usando a sua inexpugnabilidade natural.
O conjunto é constituído por restos de troços de muralha e de um cubelo, distribuídos por uma área de figura elíptica cujo eixo maior (86 m) se orienta na direção norte-sul. O eixo menor tem 50 m de comprimento. São identificáveis os seguintes restos:
- base de um troço do muralha de 13,5 m a oeste;
- troço de muralha de 3,30 m, a norte, ligando penhascos;
- pequeno troço de muralha a leste, ligando penhascos;
Possui ainda:
- dois troços de muralha de 1,60 m de espessura, possuindo 6,20 m e 10,5 m de comprimento, interligados, formando ângulo obtuso, terminando num cubelo de 2,90m de diâmetro, a sul/sudeste;
- base de muralha, de 16m de comprimento, a sul, entre o topo do antigo cemitério e o cubelo;
- porta do castelo, de arco ogival, a sul, com moldura de cantaria de granito, de 1,90 m de largura e 2,40 m de altura, possuindo, dos dois lados, gonzos de pedra e relas e ainda buracos para a tranca; a porta possui ainda um resto de muro, perpendicular ao seu plano, dirigindo-se na direção noroeste.
Dentro do antigo recinto do castelo encontra-se hoje:
- a leste, um marco geodésico, marcando 412,83 m na sapata e 420,9 m no topo, no centro de um miradouro circular que desfruta de um amplo panorama;
- imediatamente por baixo e para oeste, as ruínas da ermida de São Bento;
- a leste, mas para sul do miradouro, o que aparenta ser uma pequena cisterna para recolha de água da chuva, seca, com 1,90 m de profundidade;
- nos setores sudeste e sudoeste, no sentido dos ponteiros do relógio, um posto de observação de incêndios, os dois troços de muralha e cubelo já referidos, o depósito de água municipal, para cuja construção se utilizou a pedra da muralha contígua, e finalmente um cemitério desativado.
A Ermida de São Bento apresenta planta longitudinal simples, orientada, com 13 metros de comprimento, possuindo as paredes, em média, 0,50metros de espessura. Internamente apresenta nave única (medidas internas de 4 m x 4,90 m), arco triunfal de volta perfeita, pequena cabeceira de planta retangular (medidas internas de 2,15 m x 4,10 m), com os restos de um nicho (0,47 m de largura). Da porta principal conserva-se o que aparenta ser a metade de um arco quebrado chanfrado, a partir de impostas sem moldura e feito em alvenaria de tijolo.
Restam, de oeste para leste, um pequeno compartimento a servir de átrio (medidas internas de 4,75 m x 3,40 m) com a estrutura para o sino, que dá acesso à porta da capela e, à direita (sudeste), ao antigo cemitério. A primitiva imagem de São Bento que aí se encontrava está hoje depositada na Igreja Paroquial de Alter Pedroso.