Por: Nelson de Paula.
"Castelo de Palmela" - 21/11/2021
O Castelo de Palmela está situado na Vila de Palmela, no Distrito de Setúbal, Portugal. O castelo é visível da foz do rio Sado. Este castelo está situado na conhecida Costa Azul, no Parque Natural da Arrábida. Nos dias mais limpos é possível ver através da sua torre de menagem, a capital de Portugal, Lisboa.
Este castelo situa-se a 240 metros acima do nível do mar, apresentando uma planta poligonal de forma irregular, com vários torreões em quadrado ou circulares. O castelo está classificado como Monumento Nacional através do Decreto de lei publicado em 23 de junho de 1910. O castelo está diariamente aberto ao público.
O ampliamento da área da fortificação do Castelo de Palmela pode ser confirmado pela observação das suas muralhas, que foram dispostas ao longo da história em vários níveis e barreiras. A ocupação desta serra remota à época pré-histórica, mais precisamente, ao período Neolítico, de acordo com várias descobertas arqueológicas feitas até hoje.
Diversos estudos associam o ano 310 a.C à constituição de um povoado na zona histórico de Palmela. Este povoado foi fortificado em 106, de acordo com a romanização que estava a ser feita na península Ibérica. Estes relatos foram feitos por um pretor da Lusitânia, com o nome de Áulio Cornélio.
Os mais recentes estudos arqueológicos apontam por uma ocupação continua desta serra deste então. Ao todo Palmela foi residência para Lusitanos, Visigodos, Muçulmanos e Romanos. No entanto, foram os Muçulmanos que, começaram a edificar a sua fortificação entre o século VIII e IX. No século X e XII o castelo seria alvo de mais obras com vista à sua ampliação.
Logo depois de Lisboa ser conquistada por Dom Afonso Henriques, deu-se a conquista de Almada e Sintra. A conquista de Palmela foi fácil pois os muçulmanos simplesmente abandonaram a Vila. As forças muçulmanas estavam-se a preparar em Alcácer do Sal. Mais tarde os muçulmanos recuperaram a margem sul do rio Tejo.
O exército cristão reconquista Palmela novamente em 1158 e finalmente em 24 de junho de 1165 sendo feitas logo no seguinte ano obras de reforço à fortificação. Quando Dom Sancho I subiu ao trono, o povoado e os seus domínios foram cedidos pelo rei à Ordem Militar de Santiago, juntamente com Alcácer do Sal e Almada.
Estas povoações voltaram a cair nas mãos do exército muçulmano, sobre o comando de Abu Yusuf Ya’qub al-Mansur. Esta reconquista foi feita no avanço do exército muçulmano para norte depois de reconquistar o Algarve. Estava agora nas mãos do inimigo o Castelo de Almada, Castelo de Palmela e Castelo de Alcácer do Sal.