Por: Nelson de Paula.
"Castelo de Ródão" - 03/12/2023
Além da fachada principal, as restantes fachadas possuem o piso térreo cego e o superior rasgado por pequena seteira retilínea. INTERIOR acedido atualmente pelo vão térreo, com as paredes rebocadas que, no piso superior, são menos espessas, criando ressalto para sustentação do antigo pavimento de madeira daquele piso.
Uma escada metálica moderna desenvolve-se à volta das paredes até o segundo piso, aproveitando o ressalto na parede poente para circulação, protegido por guarda metálica. O portal sobrelevado, com barra em ferro formando guarda, tem abóbada de berço quebrado e conserva as caixas das coiceiras. As restantes faces da torre têm seteiras com nichos poligonais.
Do lado ocidental, entre a torre e a muralha, existem vestígios de antigas construções, dada a grande acumulação de pequenos blocos quartzíticos. Junto da estrada que conduz à capela e ao castelo, existe uma espessa muralha com alguns metros de extensão e disposição transversal em relação à cumeada, de modo a fechar o acesso mais fácil ao castelo. Na encosta nascente, subjacente ao castelo, e junto do morro norte das Portas de Ródão existem estruturas semelhantes, correspondendo a baterias.
O Castelo tem enquadramento rural, isolado, situado no extremo sul da Serra das Talhadas ou Serra do Perdigão, num cabeço de constituição quartzítica coberto por vegetação arbustiva e arbórea. Implanta-se numa plataforma a cerca de 300 m de altitude, sobranceira ao rio Tejo, no topo do morro norte do monumento geológico denominado por Portas do Ródão.
A parte central do recinto é ocupada por afloramento quartzítico, sobre os quais se ergue a torre de menagem. Desta tem-se amplo panorama sobre a envolvente, o vale do Tejo e as províncias da Beira e do Alentejo. Junto à fortificação existe miradouro de construção recente sobre a paisagem. A norte do castelo, a cerca de 150 m, ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Castelo, existindo entre os imóveis, caminho de ligação, bordejado por bancos de jardim.
O tímpano do portal da torre, quase triangular, tem lavrado cinco linhas horizontais, paralelas, sobre as quais se desenvolve inscrição, atualmente muito desgastada, interrompidas no lado direito por círculo contendo a cruz da Ordem do Templo.