Por: Nelson de Paula.
"Castelo de Redondo" - 07/01/2024
O Castelo de Redondo, também referido como Castelo do Redondo, no Alentejo, localiza-se na vila e freguesia de Redondo, distrito de Évora, em Portugal. Situa-se na vertente sul da Serra d'Ossa, a 24 km a sudoeste da margem direita do Rio Guadiana. Faz parte da rede de castelos norte-alentejanos reestruturados por El-Rei D. Dinis I de Portugal e doados à nobreza durante a época tardo-medieval – Estremoz, Monsaraz e Portel –, e apresenta alterações significativas do período manuelino.
Arquitetura militar medieval, gótica e manuelina. Cerca urbana de planta elíptica, integrando duas portas flanqueadas por cubelos, uma delas com torre sineira. Apresenta duas torres de grandes de dimensões, inseridas no perímetro muralhado e com planta ultra semicircular, ambas com função de torre de menagem, mas construídas em épocas diferentes.
Muralha identificável mas em grande parte camuflada pelo adoçamento do casario e devido à falta de obras de conservação. Presença de duas torres de menagem com planta ultra semicircular ou em U, mas de diferente época. Acesso à torre da Alcaidaria feito através de uma residência privada, mostrando a torre um número bastante elevado de vãos, em comparação com as suas contemporâneas, ele se passando com a atual torre de menagem.
Ambas as torres possuem uma planta e um corpo de grandes dimensões, incomuns na época, apresentando contudo fenestração gótica. Na Porta da Ravesa encontram-se gravados os padrões das medidas lineares da vara e do côvado. Para além das torres, não conserva estruturas identificáveis claramente como paço senhorial.
Cintura de muralhas de planta de forma ovalada orientada no sentido sudoeste-nordeste, com o paramento sul um pouco mais retilíneo do que os restantes. Seis torres, distribuídas de forma regular e organizando-se em dois grupos diferentes: quatro semicirculares flanqueantes das duas portas a sudoeste e a nordeste e duas de planta ultra semicircular e de maiores dimensões.
As duas portas localizam-se nas extremidades do eixo longitudinal sudoeste - nordeste, entre as quais se traçou a rua principal retilínea, designada de Rua do Castelo. A nordeste situa-se a Porta da Ravessa e para sudoeste encontra-se a Porta do Postigo. A Porta do Postigo é constituída por um conjunto edificado com trânsito de dois tramos, um em abóbada de nervuras de volta perfeita e outra em arco abatido.