Por: Nelson de Paula.
"Castelo de Redondo" - 28/01/2024
Apresenta rasgamentos apenas ao nível do primeiro piso, sendo o térreo provavelmente maciço. Na parede noroeste, abre-se um vão de porta em arco quebrado que seria, provavelmente, a entrada principal, com escadaria exterior em pedra. Na parede sudoeste encontra-se um vão de porta em arco quebrado e dois vãos de janela do mesmo tipo. Na parede nordeste encontram-se vestígios de três vãos de janela.
Enquadramento Urbano, posicionado na vertente sul da Serra d'Ossa, a 24km da margem direita do rio Guadiana. Localização na vila do Redondo, sobre uma colina a 300m de altitude, com desenvolvimento de pequeno núcleo urbano no interior da cerca e dos arrabaldes na encosta. Do topo da Torre de Menagem é possível ver o Castelo de Evoramonte e a Serra d'Ossa.
Faz parte da rede de castelos norte-alentejanos reestruturados pelo rei Dom Dinis e doados à nobreza. No interior das muralhas, o casario apresenta características da arquitetura vernacular alentejana, como as chaminés retangulares de grandes dimensões, as casas térreas e de caiação branca com apontamentos em ocre ou azul. Inclui também no recinto intramuros, perto da torre de menagem, a Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Redondo e extramuros, encontra-se a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciação.
A reconstrução manuelina é particularmente clara na Porta do Postigo em que se distingue claramente a porta original, nos vãos em arco quebrado e abatido, e nos acrescentos quinhentistas, como a torre sineira e a cobertura em abóbada de arestas ornamentadas com nós.
A escadaria de acesso à torre de menagem não existia na época medieval. O acesso seria feito, provavelmente, através de uma escada de madeira retrátil. Os três sinos da torre sineira apresentam inscrições e baixos-relevos com representações religiosas, no que está orientado a sul pode-se ler a data de 1806.
A Torre da Alcaidaria foi uma anterior torre de menagem que, a dada altura, por petição do povo, foi substituída pela atual Torre de Menagem, sendo que um dos aspectos apontados pelo povo para a necessidade de substituição foi o fato de a torre primitiva ser muito baixa. É possível depreender que esta não teria mais andares do que aqueles que apresenta.
O piso térreo da Torre de Menagem será, provavelmente, maciço, como o provam a ausência de acessos exteriores ou interiores a um hipotético andar. Provavelmente, terá existido uma escada em caracol, partindo do primeiro piso até o terraço, ligando à que existe ainda hoje no segundo piso de acesso ao terraço.
Sendo que existem relatos de vestígios de um paço dos Condes do Redondo junto à Torre de Menagem, é possível que a abertura que existe na muralha da mesma tenha sido o espaço ocupado por esta habitação, tendo estado, assim, adossado à torre, como era bastante comum. A quantidade de aberturas na Torre de Menagem e o facto delas constituírem vãos de portas vêm corroborar esta possibilidade.