Por: Nelson de Paula.
"CASTELO DA COLA" - 08/12/2024
O Castelo de Cola, também conhecido como Castro da Cola ou Cidade de Marrachique, é um sítio arqueológico e um santuário mariano, situado no município de Ourique, distrito de Beja, em Portugal. Consiste numa povoação fortificada, habitada desde o neolítico até à Idade Média, com duas fases de ocupação intensiva, a primeira durante a Idade do Ferro e a segunda no período islâmico.
O povoado islâmico teria alguma importância a nível regional, principalmente do ponto de vista militar, sendo então uma pequena fortificação, que fazia parte de uma rede defensiva. Com efeito, o topónimo Cola poderá ser uma corrupção do termo muçulmano Qal’a, que designa um forte. Além do sítio arqueológico em si, o conjunto do Castro da Cola também inclui uma igreja, conhecida como Santuário de Nossa Senhora da Cola, que é um importante centro de devoção Mariano no Alentejo.
As ruínas do Castro da Cola são conhecidas pelos cientistas portugueses pelo menos desde o século XVI, tendo sido referidas por André de Resende, mas os primeiros trabalhos arqueológicos sistemáticos só foram feitos em meados do século XX, por Abel Viana. Este sítio arqueológico encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de junho de 1910.
O complexo do Castelo da Cola situa-se numa colina xistosa de grandes dimensões, com cerca de 200 m de altitude, rodeada em três lados por linhas de água: a poente encontra-se o Barranco do Burdo, a Norte o Barranco da Horta do Marchecão ou Marchicão, e a Sul o Rio Mira. Este local foi escolhido por permitir um bom controle visual sobre a região ao redor, e por ter condições naturais de defesa, especialmente nas margens dos barrancos, que eram bastante altas.
Ao mesmo tempo, situava-se perto do Rio Mira, que então era um dos principais eixos de comunicação na região. Além disso, estava situado numa área rica em minério de cobre e de terrenos férteis. Localiza-se a cerca de 6 Km da Aldeia de Palheiros, e a 12 km da vila de Ourique.
O Castelo da Cola é o elemento central de um conjunto de sítios arqueológicos na área ao redor, conhecido como Circuito Arqueológico da Cola, que enquadra outros 14 pontos de interesse, abrangendo um longo período da história da região, desde o neolítico até à Idade Média.