Por: Nelson de Paula.
"CASTELO DE CACELA" - 02/02/2025
O Castelo de Cacela ergueu-se na povoação de Cacela-Velha, na atual freguesia de Vila Nova de Cacela, no Município de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, no Algarve, em Portugal. Em posição dominante numa elevação rochosa sobranceira à ria Formosa, os seus vestígios encontram-se atualmente compreendidos no património classificado da Fortaleza de Cacela e da própria povoação de Cacela Velha, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Algarve.
Pesquisas arqueológicas preliminares esclarecem que a primitiva ocupação humana desta península remonta à época pré-romana, sucessivamente por cúneos, fenícios e cartagineses, ligada à atividade pesqueira e ao comércio. Após a Invasão romana da Península Ibérica os conquistadores aqui teriam mantido uma base militar, período a partir do qual se teria adensado o povoamento do interior.
Quando da Invasão muçulmana da Península Ibérica pelas forças islâmicas sob o comando geral de Tárique em 712, as regiões de Beja e do Algarve foram dominadas no ano seguinte por Abdalazize ibne Muça, tendo o litoral algarvio permanecido em poder de clãs iemenitas e sírios.
A área de Cacela foi dominada por elementos do grupo Banu Darrâj, tendo a localização privilegiada lhe garantido importância regional, constituindo-se em sede regional por volta do século X. Pensa-se que, durante o califado, o alfoz de Cacela se estenderia até o atual concelho de Alcoutim, englobando alcarias e castelos, tais como o Castelo Velho de Alcoutim e o Castelo das Relíquias, situados em espaços pastoris e mineiros.
Estes castelos faziam parte de um sistema defensivo associado a uma forte preocupação político-administrativa de centralização e ordenamento do território. No caso do Castelo de Cacela, esta fortificação seria utilizada para controlar o movimento das embarcações com origem e destino em Tavira.
A povoação encontra-se referida no "Roteiro" do geógrafo árabe Dreses no início do século XII, que descreve o Algarve: "Cacela é uma fortaleza construída à beira-mar. Está bem povoada e há nela muitas hortas e campos de figueiras." Por essa época, as alterações dos bancos de areia da ria Formosa já prejudicavam o ancoradouro de Cacela, em favor do da vizinha Tavira.